AGRONEGÓCIO - Proposta de treinamento de equipe em aviário

ATENÇÃO: Este conteúdo, desenvolvido por Renadson Augusto, está sob domínio do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (UNICESUMAR) e catalogado no seu banco de informações. Por isso, não deve ser copiado sem as devidas citações previstas na NR 10520, sob penalização por plágio acadêmico (Lei dos Direitos Autorais 9610/98).

*******************************************************

Esta é uma proposta de treinamento da equipe responsável pelas atividades de uma empresa rural fictícia. A responsabilidade de apresentação, implementação, acompanhamento, apuração de resultados e medidas administrativas e processuais é do Tecnólogo de Agronegócios ou Administrador contratado.

TEMA

Tecnologia como parceira do negócio: apresentação das novas possibilidades de otimização do lucro no ramo avícola da Fazenda Pouso Alegre Guimarães

----------------------

OBJETIVOS

O proprietário e diretor empresarial Antônio Pacheco Guimarães decidiu fazer um investimento de 200 mil reais em tecnologias e implementos para o seu negócio de aves (frangos de corte e matrizes de postura), dado o aumento extraordinário da demanda de consumo regional. O objetivo geral é ter um aumento de 300% a 400% no quociente de lucratividade coorporativo, o que recuperaria em cerca de 6 anos o valor investido no projeto de melhoria.

Dentre os objetivos específicos para se alcançar o objetivo geral, lista-se:

- Iniciar vendas por contrato por integração para agroindústrias;

- Aplicar técnicas de administração como a Matriz SWOT, Benchmarking e Brainstorming;

- Capacitar a atual equipe de 28 colaboradores sem necessidade de dispensa. Pelo menos 50% destes serão realocados para outros departamentos, segundo suas habilidades e interesses;

- Estudar estratégias de incentivo regional do consumo de produtos oriundos da avicultura, em específico da sua empresa;

- Melhorar a apresentação física e a qualidade nutricional de seus produtos em geral,

- Investir na publicidade de seus produtos ofertados;

- Fidelizar o maior número de clientes possível;

- Dispor de produtos de caráter orgânico;

- Reduzir desperdícios no processo produtivo (tempo, insumos, bens agregados, etc.)

- Acrescentar a linhagem Rhodia à produção, inicialmente com um montante de 600 novas cabeças de matrizes e 900 frangos em desenvolvimento;

- Implementar coletadora mecanizada de ovos e tecnificar o processo de abate indolor das aves;

- Implementar certificação e rastreabilidade;

- Entre outros.

----------------------

PÚBLICO-ALVO

O treinamento será aplicado à equipe dos 28 colaboradores pelo gestor de Agronegócios responsável. Será permitida a participação de até 3 membros adultos convidados, devendo assim serem seus familiares, caso tenham interesse. A proposta é que todos possam identificar os benefícios do investimento da empresa e a repercussão positiva para a maior estabilidade financeira dos envolvidos. Indiretamente o projeto afetará grande parte da população regional, pois a empresa tenderá a ter maior representatividade frente aos seus concorrentes locais, o que impactará na maior competitividade por clientes e melhoria na oferta dos preços dos produtos.

----------------------

CARGA HORÁRIA

O tempo de aplicação do treinamento introdutório será de 225 horas, distribuídas no período de 4 meses, aos finais de todos os dias de trabalho. Novos treinamentos podem surgir ao longo do exercício social da empresa nos próximos anos.

----------------------

PROGRAMAÇÃO/ ROTEIRO

A carga horária será disposta da seguinte forma:

- Visão geral da empresa (10 horas)

- Proposta de melhoria de lucros (10 horas)

- Apresentação do investimento empresarial (5 horas)

- Demonstração do uso de todos os maquinários implementados (15 horas)

- Estudo de produção contratual integrada (25 horas)

- Pesquisa e apresentação do clima organizacional (10 horas)

- Publicidade e Marketing empresarial (30 horas)

- Técnicas administrativas essenciais (15 horas)

- Liderança, hierarquias e organograma (15 horas)

- Mercado de trabalho e de consumo (15 horas)

- Certificação e rastreabilidade (10 horas)

- Nova raça de aves – Rhodia – Cuidados e produção (30 horas)

- Produção e especificidades da comercialização de ovos (20 horas)

- Período de brainstorming e dinâmicas de grupo (10 horas)

- Encerramento do projeto Tecnologia como parceira do negócio com festa de “reinauguração” da empresa (5 horas)

----------------------

PLANEJAMENTO

O projeto será iniciado em 01 de janeiro de 2020 e contará com um livro ata para registro de todas as etapas do seu desenvolvimento. O gestor acompanhará de perto todos os processos de treinamento da equipe e tomará as devidas decisões para que a ministração do treinamento seja efetiva e traga bons resultados para o proprietário da empresa Pouso Alegre Guimarães, o senhor Antônio Pacheco Guimarães, os envolvidos e familiares.

Catorze dos 28 colaboradores irão assumir novos desafios na empresa, preenchendo cargos de departamentos que estarão para surgir, como o financeiro, o publicitário, o de compras, o de promoção às vendas contratuais, entre outros. Estes colaboradores serão indicados pelo proprietário e serão submetidos a testes de conhecimento básico sobre informática, matemática e redação. Aos demais colaboradores, será reforçado o conhecimento sobre suas áreas específicas de atuação.

Ao proprietário será apresentado balanço de todos os resultados financeiros e econômicos, bem como comparativos pertinentes das diferentes fases da atuação da sua empresa no mercado. Será realizado um treinamento intensivo com o senhor Antônio sobre Educação financeira, Economia e sociedade, Função social empresarial, Comunicação, Negócios e parcerias, Cooperativas e associações, Crédito rural e Informática, com ênfase em Excel e Softwares de bancos de dados empresariais. A ministração será realizada pelo Coach Frederico dos Anjos Silva e terá um custo fixo de investimento de 8 mil reais iniciais.

OBS: novas despesas e custos podem surgir com o desenvolvimento do projeto. Em caso positivo, serão integralmente apresentados à diretoria.

--------------------------------------------------------

Nome do aluno e autor: Renadson A. R. Moreira

Cidade/Polo: Foz do Iguaçu - Paraná

Data de envio do trabalho: 06/12/2019

Curso: Tecnólogo Superior em Gestão de Agronegócios

Disciplina: Administração De Conflitos e Relacionamentos

Renadson Augusto
Enviado por Renadson Augusto em 01/06/2020
Código do texto: T6964973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.