PENSAMENTO

Pensar é movimento. Pensamento é produto.

Pensamento é produto. É algo dado. Pronto. Expresso. Acabado e sem chance de ser alterado. Resultado do ato de pensar. Meu pensamento de hoje não altera o pensamento de ontem. Nem o modifica. É outro pensamento. Ainda que similar. Como se diz: a palavra dita não volta mais.

O ato de pensar é subjetivo. O pensamento é objetivo. Pensar é intrapessoal. Pensamento é interpessoal. Só existe na relação com outro. Falar sozinho, sem interlocutor não é pensamento. Não passa de divagação. O pensamento é a expressão de um fragmento do ato de pensar. Sim, o pensamento é sempre apenas uma parte do que se pensa, de fato. Ninguém consegue dizer ou comunicar exatamente o que e como pensa. O pensamento não é fiel expressão do que se pensa na hora em que se externaliza (ou tenta-se) o ato de pensar. Não se fala como se pensa. No ato de pensar somos livres. No ato de comunicar o pensado, não.

Assim, considero que a categoria ‘pensamento’ deveria ser analisada, interpretada e compreendida como representação do ato de pensar e não da expressão do mesmo.

Ademais, nas diferentes esferas ponderativas do conhecimento encontram-se duas perspectivas centrais: a) esta – que abordei e; b) que considera igualmente o ato de pensar como pensamento.

E você?

Não pense como eu. Estude, informe e forme-se e a partir de bons argumentos elabore sua maneira de ver e expressar a vida, a realidade, os fatos ou construir fatos quando necessário.

Acotovelaços.