EDUCAÇÃO É AÇÃO

Educação é um dos principais alicerces para o desenvolvimento de um país. Isso é fato. Contudo, não é apenas o conhecimento técnico e científico, na preparação de mão de obra para os processos de produção e de serviços ofertados à sociedade, que configura uma educação com qualidade social.
 
Para que a educação tenha qualidade se faz necessário que sejam providos os meios, tanto de oferta quanto de condições de acesso, inerentes ao processo de ensinar e aprender. É oportuno que haja a devida clareza sobre a sua natureza. A educação é um bem público e, sendo assim, todos têm direito e compromisso, conforme está previsto no artigo 205, da Constituição Brasileira de 1988.   
 
Quando se fala em ações efetivas, incluem-se, além do dever do Estado e da família, a colaboração da sociedade, portanto, a responsabilidade com o desempenho educativo não é apenas da escola, dos professores e dos seus gestores. A criança precisa aprender, no seu processo de letramento, os fundamentos que vão lhe dar os alicerces para a vida educacional e social. Já o aluno, no Ensino Fundamental e Médio, deve aprender o que será importante para pôr em prática, na sua vida profissional, e ter o apoio na escolha de sua formação em nível superior.
 
Entendo, pois, que ensinar as teorias de cada área do conhecimento é essencial, contudo, é fundamental aprender a ter compromisso e ética nas ações profissionais e pessoais; ou seja, exercer a cidadania é dever e responsabilidade de todos.
 
 

 
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 01/09/2020
Reeditado em 01/09/2020
Código do texto: T7052167
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.