ANTES DE APRENDER A ANDAR, APRENDEU A FECHAR AS TORNEIRAS

Certa vez fui num aniversário de uma bebê de dois anos e no fim da festinha uma situação chamou-me atenção. Grande parte dos convidados já tinha ido embora, ficando ali somente as pessoas mais próximas. Foi então que vi a pequena aniversariante juntando todos os descartáveis usados que estavam espalhados na área de sua casa e em todo o terreno do entorno.

Silenciosamente ela recolhia os guardanapos, copos, talheres, balões estourados e os colocava um a um na lixeira! Em sua frente, estava eu igualmente em silêncio, admirado com aquela atitude tão linda e precoce! Fiquei por vários dias refletindo como uma criança de 2 anos ainda incompletos seria capaz de ter uma atitude que a maioria absoluta dos adultos que foram ali não teve?! Aliás, muito daquele lixo dali deve ter sido jogado justamente pelos que deveriam dar o exemplo!

Como aquela bebê aprendeu aquilo? Será que aprendera com os exemplos da sua família ou alguém ensinou? Fiquei curioso, mas preferi indagar apenas no silêncio.

Algum depois vi minha filha com apenas 11 meses de idade engatinhar em direção da torneira do quintal, ficar de pé e desligar a torneira da caixa d'água que transbordava. Semanas depois a vimos descer da sua cadeirinha e levar o prato e talheres até a pia da louça!

Ninguém na minha casa pediu para ela fazer aquilo. Daí, comecei a entender o que acontecera com a criança anterior e passei a perceber, na prática, que tudo o que fizermos, seja de bom ou ruim, servirá de aprendizagem para nossos filhos. Um detalhe importante é que as atitudes positivas deles precisam ser elogiadas sempre!

Às vezes nos cansamos de dizer que já ensinamos mil vezes a mesma coisa para as crianças, mas esquecemos apenas um detalhe: o nosso próprio exemplo!

___________________________

*Professor, Licenciado em Pedagogia e Letras, pós-graduado em Gestão e Docência do Ensino Superior e formando em Jornalismo.