O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2005, pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é um indicador da qualidade da educação brasileira. Considera, na sua metodologia de mensuração, o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais: 1º ao 5º anos; e anos finais: 6º ao 9º anos) e Ensino Médio (1º ao 3º anos), com dados obtidos em avaliações de Português e Matemática e índice de aprovação aferidos pelo Censo Escolar. Os resultados são publicados a cada dois anos, com o propósito de apontar a qualidade da educação básica.
Esses resultados sobre o desempenho dos alunos servem de base para que sejam elaboradas políticas e respectivas estratégias, pelas Redes de Ensino, para que melhorem os resultados da aprendizagem e seja alcançado o patamar de qualidade na educação desejada pela sociedade.
No Município de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, os resultados obtidos, a partir de 2009, tem sido superior à média do IDEB do Estado e do país. Os indicadores de 2019 apontam que o Município atingiu, nos anos iniciais a média 5,9 e 4,5 nos anos finais, ultrapassando a meta estabelecida pelo INEP, que era de 5,2 nos anos iniciais, ficando abaixo da meta nos anos finais que era 4,9.  A meta nacional desejada para a Educação Básica, em 2021, é de 6,0. No caso específico, Mossoró está a 0,1 de atingir a média nacional.
Mesmo que ainda não se possa dizer que a educação pública brasileira tem a excelência desejada, deve-se, sim, cumprimentar os alunos, os professores, os gestores e as famílias por juntos, estarem esforçando-se para melhorar o desempenho da aprendizagem educacional, que, por essência, é processual e sistemática.
Fico feliz com o desempenho da Educação Pública da Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN, por me reconhecer parte da história desse processo de evolução, quando estive como Secretária de Educação, de 2009 a 2015, período que implantei o planejamento estratégico na Rede e a Lei de Responsabilidade Educacional.
Pelos resultados alcançados quero parabenizar, de modo especial, os alunos e professores, porque estes estão diretamente envolvidos com o processo de aprendizagem.  Cumprimento, também, os gestores educacionais pela eficácia das políticas implantadas e as famílias pelo acompanhamento e o apoio aos alunos nas atividades escolares. Parabéns! Avante!

Fonte: http://ideb.inep.gov.br/resultado/
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 17/09/2020
Reeditado em 18/09/2020
Código do texto: T7065765
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