Coronavírus e ensino a distância.

Houve uma época em que o ensino a distância era altamente rejeitado, por ser desacreditado; ninguém acreditava que era possível adquirir algum conhecimento real estudando sem a presença física do professor, sendo ele um indivíduo do outro lado do computador ou quaisquer outros meios tecnológicos de comunicação. !

Claro, foi o tempo do começo, e todos sabemos que todo começo é difícil para qualquer empreendimento que se queira levar avante! No entanto, de forma irresistível, o progresso tecnológico foi chegando e aos poucos foi se impondo como uma necessidade básica!

Em países avançados como os Estados Unidos, e com o passar dos anos, o ensino a distância ganhou um colorido maravilhoso mas, no Brasil, a resistência durou um pouco mais!

Observando que essa forma de ensino ganhava um espaço altamente relevante, constatando a necessidade de mais alunos e mais professores para o ensino à distância , escrevi um artigo falando longamente sobre minhas experiências com alunos em sala de aula, apresentando-os aos meus amigos estrangeiros para uma experiência direta!

Lembrei, porém, que nos países em desenvolvimento a necessidade do ensino à distância era grande, e aí publiquei outro artigo falando sobre isso! Fiz sugestões em relação aos países já desenvolvidos e aos países ainda em desenvolvimento, que os primeiros ajudassem os outros.

Tudo ia muito bem, quando aconteceu algo que abalou o mundo inteiro! A chegada do Coronavirus. Em questão de semanas, o mundo estava apavorado!

Parecia o fim de tudo e de todos! Na verdade, nós professores precisávamos sair da sala de aula, jogadores de futebol saíram dos campos de futebol, cantores saíram do palco ... Parecia o fim de tudo.

No entanto, não foi o fim: foi o início de uma nova era! O ensino a distância, que vinha avançando em países desenvolvidos e coxeando em países ainda em desenvolvimento, ganhou fantástica notoriedade, pois agora o meio mais utilizado para praticamente tudo, era o uso de tecnologias avançadas como computadores, tablets, celulares, todo mundo começou a se comunicar à distância!

Os idosos, então pertencentes ao grupo de risco, passaram a conversar com seus familiares por meio do computador ou do celular! Os comerciantes que trabalhavam pessoalmente passaram a vender seus produtos também em computadores e tablets! E acima de tudo, os professores passaram a dar aulas a distância! As salas de aula ficaram vazias enquanto os alunos em casa aprendiam a lição do dia!

Nada parou! Muito pelo contrário - tudo continuou! Mas de uma forma diferente, que há algumas décadas era rejeitada: tudo ficou “à distância”!

Com ou sem preparação, todos os que desejassem se comunicar teriam agora à sua frente - tecnologia! E o computador teve que ser usado, e o tablet assim como o celular! Para conectar todas essas pessoas, o uso da Internet tornou-se essencial! Então, chegou um momento em que todos acordaram com o mundo todo conectado, e mesmo nos países em desenvolvimento toda a comunidade se falava pelo computador, tablet ou, pelo menos, pelo celular!

E a razão para isso não foi senão o Coronavirus, como já dissemos! Claro, é altamente lamentável o que o Coronavirus trouxe consigo: a morte. A morte de pessoas é irreparável! Mas, considerando a questão do ponto de vista da comunicação à distância, a forma como todo o mundo se juntou, todas as pessoas podendo falar com todas as pessoas: comerciantes que não perderam negócios, parentes que foram totalmente isolados puderam falar uns com os outros e, sobretudo, alunos que não faltaram às aulas - que momento fantástico na história das comunicações e tecnologias avançadas!

O que era tão difícil, de repente se tornou algo totalmente viável!

Muito interessante notar que através deste evento, tão único, foi 100% comprovado que a comunicação a distância é possível, que aprender através dela é possível, que o retorno é grande, e que qualquer pessoa pode vender um carro ou fazer uma pós-graduação através de um computador, mesmo que o professor esteja a quilômetros e quilômetros de distância!

Acho que a partir de agora não haverá mais resistência à implantação de escolas a distância em lugar nenhum. A realidade é outra - não há dúvida: o ensino à distância é excelente e produtivo!