Lições da Pandemia

Ninguém da geração "Z", aquela nascida no século XXI, viu uma pandemia de maior porte do que a da covid-19. Entretanto, pelo alto nível de informação, o que ocorre, de fato, é uma desobediência às normas estabelecidas pelo poder público. Aglomerações desnecessárias, como eventos clandestinos, falta de cumprimento com os devidos protocolos sanitários, entre tantas outras inobservâncias, como o uso correto da máscara.

Ora, se comprovadamente, o vírus entra pelas vias áreas, como boca e nariz, por que a "imbecilidade" de deixar a máscara no queixo, onde seu uso é obrigatório?

Os meios de comunicação estão aí a toda hora orientando a todos sobre os cuidados que devem ter como forma de prevenção. Se, mesmo sabendo, insistem em desrespeitar, o problema já é "por minha culpa, minha máxima culpa".

Mas há de convir que em muitos casos é por conta da lei da sobrevivência. Nos transportes públicos não há como evitar aglomerações. Ali todos estão colados, sem nenhum distanciamento, pelo que nem as máscaras resolvem.

Não foi à toa que por estas e outras razões, um prefeito já estressado, pressionado pelas perguntas dos repórteres, respondeu: "a gente estabelece as condições, ninguém obedece, quem quiser morrer que morra."

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 17/03/2021
Código do texto: T7209053
Classificação de conteúdo: seguro