BIOLOGIA: homens não respiram sem os seios

Os dados transcritos logo abaixo são do portal “MANUAL MSD — “O fornecedor confiável de informações médicas desde 1899”, conforme definição própria dada pelos responsáveis no link que eu informo ao final.

ASPAS

// Nariz e seios paranasais

(Por: David M. Kaylie — MS, MD, Duke University Medical Center — Última modificação do conteúdo: maio 2019)

O nariz é o órgão do olfato e a principal via de acesso para entrada e saída de ar dos pulmões. O nariz aquece, umedece e limpa o ar, antes que ele entre nos pulmões. Os ossos do rosto, localizados ao redor do nariz, contêm espaços ocos denominados seios paranasais.

Há quatro grupos de seios paranasais: os seios maxilares, etmoidais, frontais e esfenoides (veja a figura Localizando os seios paranasais). Os seios paranasais reduzem o peso dos ossos faciais e do crânio, enquanto mantêm a resistência e a forma dos ossos. Os espaços cheios de ar do nariz e dos seios paranasais também conferem ressonância à voz.

\\ ASPAS fechadas. Veja o estudo completo em:

https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/biologia-dos-ouvidos-nariz-e-garganta/nariz-e-seios-paranasais

........................................

Voltando e comentando aqui, o Tex.

Pelo visto acima, a boa pesquisa mostra que mulheres e homens nasceram com seios — aqueles mesmos que não podem faltar a qualquer dos 26 gêneros defendidos pela Xuxa.

Eis aí um assunto para todos respirarem sem brigas e, principalmente, sem “cancelamentos”.

.......................................

Da série: “FIAT — patrocinando brigas”