A língua da rAiNhA e seus 17 maridos

Prezados leitores e leitoras sedentos por conhecimento do nosso biossistema, vejam só este breve trechinho aqui, transcrito do portal “Biologianet”.

ASPAS brevíssimas abertas

//

A rainha atrai os zangões com a liberação de feromônios e pode ser fecundada por até 17 zangões. A cópula ocorre em pleno ar. O sêmen é armazenado em uma estrutura denominada de espermateca e é utilizado para a fecundação de óvulos durante toda a vida da rainha, pois esse é o único voo nupcial realizado por ela.

A postura dos ovos acontece de 3 a 7 dias depois do acasalamento. A rainha pode pôr até 3.000 ovos por dia, dependendo da disponibilidade de alimento. Ela pode viver cerca de 3 a 4 anos.

\\

ASPAS fechadas, confira em:

https://www.biologianet.com/biodiversidade/abelhas.htm

..............................

Voltando aqui, o Tex.

Um fato que chama bastante atenção é que ao contrário dos seres humanos, os quais dançaram muito na época da Discoteca... mas deixaram isso cair de moda, as abelhas não deixam cair de moda a sua “espermateca”.

Outra coisa: enquanto a personagem daquela série famosa da TV orgulhava-se ao declarar que seu marido tinha “2 empregos”, essa rainha aí de cima emprega 17 maridos numa mesma atividade. Porém, que fique bem claro: ela só se entrega a esse ato apenas uma vez em toda a existência dela, pois (conforme vocês podem notar) está dito que ela faz, durante a vida toda, apenas um voo nupcial para essa verdadeira lua de mel.

Vejam, logo abaixo, outras coisas interessantes sobre as abelhas, cujas conclusões (minhas) eu consigo enxergar a partir das informações do mesmo sítio (site) que indiquei aqui.

1- Os tais zangões são verdadeiros “brutamontes” e são verdadeiros suicidas. É o que podemos aprender da seguinte afirmação: — “São maiores que as operárias, mas não apresentam estruturas para o trabalho e nem ferrão. Apresentam órgãos olfatórios, sensoriais e musculatura bem desenvolvidos, bem como asas maiores, o que lhes permite encontrar a rainha no voo nupcial. A função dos zangões é fecundar a rainha. Após a cópula, seu órgão genital fica preso na rainha e, ao tentar se soltar, este se rompe, ocasionando a morte do zangão”.

2- As abelhas de todas as categorias usam a língua (pois elas também possuem esse órgão) para umas poucas funções, mas todas ligadas ao seu trabalho. Isso fica claro, quando lemos que: — “A língua, coberta de pelos, permite, entre outras funções, a coleta do grão de pólen”.

3- Sem as abelhas, nossas fêmeas humanas e os vaidosos em geral perderiam diversos recursos da indústria cosmética. Também seria uma lacuna para a indústria alimentícia e farmacológica. É o que podemos aprender da seguinte afirmação: — “As abelhas apresentam uma grande importância econômica, já que diversas substâncias produzidas por elas são utilizadas pelo homem de diversas formas. Entre as diversas utilidades, podemos destacar o uso de ceras na fabricação de cosméticos e o uso medicinal do mel e do própolis. Até mesmo o veneno das abelhas é utilizado por alguns países no tratamento de algumas doenças, como o reumatismo”.

4- Também não seria exagero dizermos que, no reino da Natureza, “feromônio” é coisa que... quem tem pode usar à vontade. Igualmente ficamos conhecedores da possível origem da descrição poética do prazer íntimo do namoro ser parecido com algo que leva pessoas às alturas ou aos ares. É o que se pode intuir, quando lemos que: — “A rainha atrai os zangões com a liberação de feromônios e pode ser fecundada por até 17 zangões. A cópula ocorre em pleno ar”.

::::::::::::::::::

É isso aí pessoal. Conforme eu já deixei “claro”, eu quis apenas dizer um “oi” para esse assunto... e quem for “vivo” vai entender “tintim por tintim” onde entra minha opinião ou onde a pesquisa poderá ser vista de outra forma por cada um de vocês.

Abraço.

::::::::::::::::::

Da série: (todas do Ensino Médio)