A PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

A pandemia atingiu o mundo todo. O coração da humanidade, ceifou vidas, dilacerou corações e implantou o medo em todos os sentidos: humano, social, étnico, espiritual etc. O que fazer diante deste mal tão terrível? Medidas sanitárias foram elaboradas e colocadas em prática como forma de combate ao que parecia invencível. A pandemia ainda não acabou!

Porém, através da vacina, do isolamento social, uso de máscara, álcool em gel e um cuidado maior com a higiene corporal e mental, estamos vencendo aos poucos. Umas da medidas adotadas pela educação foi o Ensino Remoto. O que de uma certa forma demonstrou a desigualdade social gritante em nosso País, mas por outro lado, foi preciso inovar, reiventar o Ensino a distância, convivendo com este novo normal: aulas on line, Google Classroom, Google Meet, Whatsapp, a tecnologia possibilitando interações.

Sabemos que não foi fácil. Os desafios foram infinitos e ainda são. Mas compreendemos que podemos estar perto mesmo distante, que a união é o que fundamenta um trabalho de sucesso, uma educação efetiva e afetiva, que não somos Ilha, não conseguimos viver isolados, que precisamos uns dos outros, que todos são importantes no processo de Ensino Aprendizagem.

Ao participamos de mais uma etapa, o Ensino Híbrido, podemos perceber como é bom estarmos juntos, face a face, seguindo os protocolos sanitários. Como é bom poder olhar nos olhos de cada aluno, e ver que juntos formamos uma família. Fácil não foi mas estamos aprendendo a cada dia.

É isso aí, reiventamos na vida, na educação, na busca dos sonhos. Certos de que nenhum obstáculo, é maior que a nossa fé, em Deus, em nós mesmos. Estamos caminhando... porque somos caminheiros e principalmente, vencedores.