Paulo Freire e o novo ensino médio

Só não vê quem não quer, ao contrario da educação inclusiva proposta por Paulo Freire o Novo Ensino Médio, que esta sendo implantando “na marra” no Brasil exclui o estudante pobre.

Como disse o professor Fernando Cássio da UFABC esse é um modelo de educação excludente que prejudica os estudantes de baixa renda.

Partindo da afirmação do ministro da educação que “A universidade é para poucos” o Novo Ensino Médio tem dois objetivos.

O primeiro é transferir para a iniciativa privada todos os cursos técnicos profissionalizantes que até agora eram oferecidos gratuitamente pelo Estado.

O segundo objetivo é o Estado oferecer um ensino médio de baixa qualidade para dificultar o ingresso do estudante pobre nas universidades.

O Novo Ensino Médio acabou com os cursos técnico profissionalizante nas escolas publicas e não oferece diploma, certificado de técnico ou de capacitação para o trabalho ao final do curso.

Adeus cursos grátis de téc. Enfermagem, Agropecuária, Edificações, Agrícola, Farmácia, Contabilidade, Administração, Química etc.

Daqui adiante o estudante vai sair do ensino médio sem conhecimento e sem diploma de técnico em alguma coisa.

Sem formação profissional o estudante egresso do novo ensino médio terá muita dificuldade para ingressar no mercado de trabalho.

Uma vez concluído o novo ensino médio o estudante, pobre, fica sem trabalhar e sem estudar porque o único caminho para a profissionalização é a universidade.

Mesmo assim, se o estudante quiser fazer um curso técnico terá que pagar para as escolas particulares.

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 29/11/2021
Código do texto: T7396528
Classificação de conteúdo: seguro