O verdadeiro papel do professor - uma nobre missão de transformação

A educação só evolui com o reconhecimento e a valorização do professor. A importância da função do professor é direcionada ao papel que o mesmo exerce ao assumir a postura como mediador e como facilitador no processo ensino-aprendizagem , como também ao exercer o papel de líder ao gerenciar o processo de seus saberes pedagógicos e saberes práticos no exercício de seu ofício.

Saber utilizar da melhor escolha mais apropriada de métodos, técnicas, estratégias e metodologias mais condizentes ao seu público alvo, levando em conta o desenvolvimento de seu aluno, seu desenvolvimento cognitivo ( intelectual ), os conteúdos apropriados à série e à idade cronológica, etc.

Vale mencionar que o professor é um eterno aprendiz, que aprende constantemente com seus alunos e que deve cuidar sempre da sua formação acadêmica e profissional, está sempre se atualizando. Cabe pontuar que o educador deve ser um agente transformador da sua realidade, da escola e da sociedade, como também da vida de seus alunos.

Convém destacar que o educador deve adotar uma postura de investigador, ser reflexivo, ser pesquisador e um líder que possa gerenciar seus conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para que possa administrar sua trajetória pessoal e profissional com mais proatividade, inteligência emocional, segurança, discernimento e resiliência, além de não esquecer que o mesmo deve se valorizar e compreender a sua grande importância que exerce na sociedade.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera e Mentoring pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" da Editora Conquista e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduada em Coaching e Mentoring, Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 12/04/2022
Reeditado em 13/04/2022
Código do texto: T7493829
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.