Universidade corporativa: mentoring como uma ferramenta de evolução e transformação

1. Introdução

Cresce o volume de empresas que procuram inovar em seu mercado de trabalho e se tornar cada vez mais competitiva. Atualmente, a empresa que não acompanhar as grandes mudanças e transformações ficará para trás e morrerá em pouco tempo de existência. As empresas que evoluem são exatamente as que aprendem constantemente através de seus colaboradores e que sempre buscam inovar, investir em conhecimentos, habilidades e competências através de cursos e treinamentos, ter excelentes produtos e um atendimento eficaz, um quadro de colaboradores satisfeitos com seus propósitos e com a missão e visão da empresa.

Para entender melhor a importância de uma universidade corporativa (UC) é melhor saber definir a mesma que se conceitua por ser uma organização que pretende mobilizar e produzir conhecimentos através de seus colaboradores com o objetivo de tornar a empresa sustentável e globalizada. Em outras palavras, segundo a Universidade Sólides (2022), a UC “é uma entidade educacional focada em treinamento e desenvolvimento da equipe interna de uma empresa, sendo vinculada a essa organização”. Vale alertar que a existência das universidades corporativas deve-se principalmente porque são:

criadas com o objetivo de suprir o gap entre o aprendizado oferecido em instituições de ensino e as necessidades trazidas pela transformação digital do mercado, as universidades corporativas representam uma ótima estratégia para grandes organizações alcançarem seus objetivos empresariais, aumentando o desempenho interno e otimizando os investimentos feitos em treinamento e desenvolvimento. Porém, para que isso seja realidade, é necessário criar um projeto de qualidade, que considere as necessidades da empresa e o nível de desenvolvimento interno existente. Além disso, é preciso saber definir os melhores planos educacionais e montar uma estrutura de educação corporativa que realmente faça sentido para a empresa. (TELEFÔNICA EDUCACION DIGITAL,[S/D]).

Agora, você deve estar se perguntando como implantar com sucesso uma Universidade Corporativa, saiba que um dos alicerces para criar uma instituição educacional deve-se ao fato que a empresa deve ser uma organização que deve atender as necessidades e os desejos de seus colaboradores, seguindo este pensamento a mesma deve mapear as competências mais exigidas pelo mercado de trabalho e buscar implantar programas, ferramentas, capacitações e treinamentos para que seus colaboradores possam incorporar tais conhecimentos em sua bagagem profissional. Veja abaixo como é o passo a passo para colocar um projeto de universidade corporativa em prática com eficiência, é necessário seguir 4 passos essenciais:

1. Comece com um bom planejamento: O primeiro passo de toda iniciativa de sucesso é começar com um bom planejamento. Por mais que a universidade corporativa seja de responsabilidade do setor de T&D, para que ela receba o investimento necessário e funcione de forma eficiente, é preciso envolver os líderes da corporação. Para isso, o ideal é apresentar o projeto, mostrando seus benefícios e ilustrando com um plano estratégico e os resultados esperados. A partir dessa validação, é possível definir um orçamento para o projeto, criar um time dedicado e estabelecer um cronograma que conte com todas as atividades necessárias para sua implementação. O indicado é que os membros sejam de áreas diversas, cobrindo todas as necessidades de gerenciamento de uma instituição, desde TI e comunicação a jurídico e membros da alta gestão. 2. Defina objetivos e estrutura educacional: Com um time formado, é o momento de iniciar as atividades do projeto. Comece definindo seus objetivos corporativos. Pense sobre qual será o escopo da universidade corporativa e o que se espera atingir com ela. Os objetivos da universidade corporativa devem estar alinhados com as demandas estratégicas da própria organização, seguindo o diagnóstico e mapeamento das necessidades da equipe. O mesmo documento deve ser usado para criar a estrutura educacional da empresa, estabelecendo os cursos necessários, o nível de ensino, os tipos de treinamento e capacitações, o público atendido e os métodos utilizados — presencial, EaD, Edutainment, gamificação e assim por diante. Priorize as necessidades, organizando melhor o investimento, e a construção do ambiente de ensino.

3. Escolha soluções e fornecedores gabaritados: Dificilmente sua equipe terá pessoal e conhecimento suficiente para produzir e desenvolver todas as ferramentas, os conteúdos e os recursos necessários para manter a universidade corporativa da organização a pleno vapor. Por esse motivo, o mais indicado é procurar por empresas ou consultores especializados no assunto. Não tem muito segredo: basta buscar parceiros com referências e qualidade em suas entregas, criando relações que garantam os melhores resultados possíveis para a organização. 4. Mensure e otimize seu projeto: Uma das principais características do RH 4.0 ou RH estratégico é o uso de métricas e indicadores de desempenho para a tomada de decisões de negócio. E isso não é diferente em um projeto de universidade corporativa! Nesse caso, as mensurações mais indicadas são: retorno sobre investimento, desenvolvimento dos profissionais e satisfação em relação ao ambiente interno ( UNIVERSIDADE SÓLIDES, 2022).

Há inúmeras vantagens da implantação de uma Universidade Corporativa, veja que uma instituição educacional na própria empresa para os colaboradores para aprenderem em equipe só tem como se destacar como uma vantagem competitiva, e se tornar uma referência na qualidade de serviços e produtos através de algumas vantagens abaixo:

crescimento profissional e empresarial com agilidade e permanência; fortalecimento da marca empreendedora, pois

evidencia a preocupação com os colaboradores; garantia de desenvolvimento constante de talentos e a retenção deles; difusão e absorção do DNA da empresa; integração dos funcionários; estratégias de priorização da solução das lacunas da empresa, o que otimiza os processos de aprendizagem; acessibilidade a inovações e novas tecnologias, pois proporciona atualização e modernização dos funcionários; flexibilização dos horários de estudos, o que oferece autonomia para os colaboradores; aumento da competitividade da empresa em relação ao mercado, assim como seu lucro e rentabilidade; replicagem de conteúdo e acompanhamento de progressos e competências; aumento do desempenho e da motivação individual e coletiva; melhorias na comunicação e no relacionamento interno; treinamento igual e horizontal da equipe como um todo; auxílio em um onboarding mais eficiente.( UNIVERSIDADE SÓLIDES, 2022).

Neste sentido, constata-se a necessidade da empresa investir em uma universidade corporativa como forma de implantar, gerenciar, inovar e avaliar conhecimentos e saberes produzidos por sua equipe como ferramenta de potencialização, crescimento e transformação da empresa que pretende se perpetuar no mercado de trabalho globalizado.

uma universidade corporativa pode ser entendida como uma ferramenta de desenvolvimento e educação de colaboradores, clientes e fornecedores de uma organização. Seu objetivo é otimizar as estratégias empresariais, criando profissionais mais eficientes e preparados para lidar com os desafios do mercado. Basicamente, uma universidade corporativa funciona como uma instituição de ensino da própria empresa, sendo operada por profissionais da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). A estrutura educacional é construída de acordo com as necessidades do negócio, podendo oferecer cursos de curta, média ou longa duração. O conteúdo pode ser de nível técnico ou superior, sendo ministrados de forma presencial ou a distância, por meio de uma plataforma de ensino corporativo. Acompanhar as tendências e novidades do mercado também é uma prática importante para manter a instituição em constante evolução. (TELEFÔNICA EDUCAÇÃO DIGITAL, [s/d]).

Vale destacar que uma universidade corporativa dentro de uma instituição só tem a valorizar os profissionais da empresa com saberes advindos da experiência própria dos colaboradores e seus líderes, como também com conhecimentos teóricos oriundos da academia, o que torna essa junção uma bagagem de competências extraordinárias, evidenciando e desenvolvendo talentos e expertises fora da curva, com grande poder e vantagem competitiva.

2. Diagnóstico

Cabe mencionar que o presente estudo gira em torno de empresa chamada Vida, nosso case da atividade proposta, que é uma instituição nacional que fabrica produtos lácteos, ou seja, iogurtes, queijos e produtos especializados através de 600 funcionários, sendo 5 diretores para cada região do país e 50 supervisores e 545 vendedores ao total. A referida empresa quer implantar um programa de mentoria como forma de alavancar seus negócios no mercado de trabalho e ter uma vantagem competitiva como forma de se tornar sustentável e cada vez mais qualificada, sendo mais eficaz e eficiente em seus empreendimentos.

A mentoria é uma modalidade de instrução de aprendizagem que se dá entre mentor e mentorado, na qual o mais experiente ( mentor) transmite suas experiências ao longo de sua trajetória pessoal e profissional ao mentorado, que busca crescer e evoluir em sua carreira. Para elucidar melhor a importância da mentoria como instrumento acelerador em uma empresa, vale pontuar que: “ o mentor é aquele profissional que vai pegar a sua mão e te guiar pelo caminho que deve ser percorrido. Ele é um profissional que detém muita experiência e expertise naquela área”( Rocket Mentoring School, [S/D]). Implantar um programa de mentoria tem muitas vantagens, descubra agora tais melhorias conforme citação abaixo:

Em sua definição mais simples, a mentoria é um processo de orientação. Neste, o mentor compartilha seus conhecimentos com alguém que precisa aprender a lidar com problemas, desafios e necessidades específicas. Ou seja, você, como um profissional com mais experiência, conhecimentos e conexões, vai ajudar alguém mais jovem em um campo. Uma coisa muito importante sobre a figura do mentor e das mentorias em geral: você não vai atuar decidindo pelo mentorado. Aqui, vale usar a frase “melhor do que dar o peixe é ensinar a pescar”. De fato, decidir pelos outros é o melhor caminho para eliminar a capacidade de escolha de alguém. Um dos primeiros passos de uma mentoria é entender o universo do mentorado e visualizar o caminho de conhecimentos que ele precisa percorrer. Assim, o mentor administra as informações necessárias para que o mentorado decida por sí só. Há algo de construção de segurança nos orientados. Quando uma pessoa entende que é capaz de decidir sozinha, ela se sente mais confortável com suas próprias vontades, desejos e insights. ( Thiago Germano [s/d]).

Vale destacar que na empresa Vida tem um presidente e uma diretora que acreditam no verdadeiro sentido da educação, que é troca de conhecimentos e a transformação de saberes em conhecimentos, habilidades e atitudes em competências exigidas pela empresa, que é uma das forças propulsoras para impulsionar a instituição.

Por outro lado, uma das fraquezas da empresa é que no campo de vendas, tem somente 10 vendedores que querem crescer na área comercial, mostra assim que os mesmos não estão motivados a se destacar profissionalmente, que não tem um plano de carreira definido e/ou não são valorizados pela empresa com políticas de incentivos e um plano de cargos e salários bem delineado e progressivo com o crescimento profissional.

3. Conclusão

Acredito que para implantar o mentoring, indico que o fluxo proposto seja na própria empresa. Para tanto, é necessário primeiro fazer reuniões de mentoring ( semanalmente de 2 horas durante 06 meses) cada encontro com diretores e, em seguida, com os supervisores ( semanalmente de 2 horas durante 04 meses) e depois com os vendedores ( semanalmente de 2 horas durante 04 meses) e outras funções para fazer um melhor alinhamento com todos ( semanalmente de 2 horas durante 03 meses), tudo de forma individual ou em equipe conforme a necessidade ou desejo dos gestores do projeto e os mentores.

Melhor contratar uma equipe de mentores de uma empresa terceirizada de renomados que trabalhem com a mesma filosofia de trabalho para que possam ter uma metodologia com uma coerência de pensamentos, competências e comportamentos para implantar um mentoring de excelência. Convém elucidar as características do mentoring para melhor entendimento de tal abordagem que é:

a mentoria é uma relação entre duas pessoas, em que uma pessoa com menos experiência e geralmente mais jovem entra no mercado, cargo ou empresa e por isso, um mentor a lidera, ele normalmente é uma pessoa mais velha, que vai compartilhar seus conhecimentos e experiências, orientação e aconselhamento no desenvolvimento da carreira. O mentor vai ajudar o seu mentorado a aprender, e assim, crescer através de uma relação leal onde ambas as partes têm diferentes níveis de experiência. Além de ajudar os mentorados a superar os principais desafios que impedem seu sucesso, o mentor irá compartilhar os seus conhecimentos, que podem ser pessoais ou profissionais, para ajudar a alavancar os ganhos ( ROCKET MENTORING SCHOOL, [s/d]).

Adotando como ações de conscientização, indico fortemente que o mentoring aliado com outras propostas de intervenção como, por exemplo, contratando coaches, treinadores e consultores quando se fizer necessário, pois a junção dessas metodologias só vem a impactar positivamente para alavancar os negócios e a vida pessoal e profissionalmente. Veja as diversas melhorias e vantagens de se implantar uma universidade corporativa adotando o mentoring como metodologia de transformação para as empresas:

ao contrário do que muitos podem pensar, a redução do gap entre as novas necessidades do mercado e o desenvolvimento dos colaboradores não é o único benefício trazido por uma universidade corporativa. Confira as principais vantagens que esse investimento representa para as organizações!. 1. Aumenta a interdisciplinaridade dos funcionários - Uma universidade corporativa apresenta uma série de cursos e possibilidades de capacitação para os profissionais da empresa, permitindo que eles aumentem seus conhecimentos em outras áreas do negócio. Consequentemente, cria-se um ambiente interdisciplinar. 2. Capacita para job rotation - Outro benefício é que o aumento da interdisciplinaridade no currículo dos profissionais facilita o job rotation, prática muito utilizada por grandes corporações para otimizar suas soluções, aumentar o engajamento, alavancar a criatividade e, assim, criar produtos mais eficientes. 3. Nivela o conhecimento dos colaboradores - Usando o mesmo ambiente de ensino, o conhecimento dos colaboradores é alinhado, com todos passando a ter acesso aos mesmos métodos, técnicas, treinamentos e capacitações. 4. Treina os indivíduos como pessoas - Os cursos oferecidos na universidade corporativa não precisam abordar apenas capacitações técnicas. Na verdade, eles podem focar até no desenvolvimento de aspectos comportamentais dos profissionais, tornando-os pessoas melhores. 5. Garante o controle sobre o processo de aprendizado - Um dos principais benefícios de criar uma universidade corporativa é o controle garantido sobre o processo de aprendizado, incluindo os métodos, as avaliações e o conteúdo utilizado. Dessa forma, fica muito mais fácil alterar eventuais componentes que não estejam atendendo às expectativas. 6. Cria uma cultura de aprendizado contínuo - Outro benefício trazido pelo uso da universidade corporativa é a possibilidade de criação de uma cultura de aprendizado contínuo na organização. Essa é uma tendência importante para otimizar o desenvolvimento interno, incentivando os colaboradores a se manterem sempre atualizados e preparados para os desafios do mercado. 7. Reduz os custos de capacitação e treinamento - Por fim, uma universidade corporativa tem o potencial de reduzir os custos da empresa em termos de capacitação e treinamento, uma vez que o desenvolvimento é feito de maneira constante, mantendo os profissionais nivelados e engajados com seu aprendizado (TELEFÔNICA EDUCAÇÃO DIGITAL, [s/d]).

Como podemos perceber ter uma universidade corporativa como vantagem competitiva e inovadora é como ter um grande requisito imbatível juntamente aos concorrentes. Vale lembrar que devemos reconhecer que para que isto se torne uma realidade concreta e viável um grande aliado é juntamente o RH. Deve-se dá uma nobre relevância ao RH estratégico para ajudar os colaboradores a performarem com alto de padrão de excelência com premiações e aumento salarial.

Considero que deve ter um projeto unificador para debater ideias entre todos, utilizando ferramentas e metodologias para formar os colaboradores em cursos de leader coach, líderes mentores, inteligência emocional, habilidades socioemocionais, negociação, comunicação de excelência, dentre outros específicos de cada área periodicamente, trabalhando avaliações constantemente com indicadores de desempenhos.

Recomendo que se faça um estudo sistematizado da empresa e que publique um livro com a colaboração de todos, como forma de documentar as experiências adquiridas de todos, que crie um projeto de melhorias para revolucionar a instituição tornando-os todos autores de sua própria história e da empresa, com sensação de engajamento e pertencimento.

Como aceleração do processo de transmissão de conhecimento que se propaga de forma sistemática dentro da instituição, Lotz e Gramms (2014, p. 252) afirmam que “o mentoring preserva o conhecimento acumulado da organização por meio de um processo estruturado, permite a troca de experiências e respeito entre mentor e orientandos, dissemina crenças e valores da organização”. Os autores acima citados declaram que:

há valorização dos dois lados: mentor e orientado. O mentoring retém talentos na organização, pois pode contribuir para a percepção do colaborador sobre o reconhecimento e a valorização de seu trabalho na empresa. Isso é percebido tanto por parte do mentor, que é tido, perante seus pares e subordinados, como referência de atuação, quanto por parte do mentorado, que percebe que a organização tem interesse em seu desenvolvimento e em oferecer-lhe suporte para tal. Melhora o desempenho e a autonomia do orientado. O mentoring desenvolve os colaboradores para potencializarem seus resultados dentro da organização, por meio do aperfeiçoamento de suas capacidades. Um programa de mentoring, quando bem estruturado e habilmente conduzido, promove o desenvolvimento e a satisfação do mentor e do mentorado, resultando em ganhos para a organização ( LOTZ E GRAMMS, 2014, p. 55).

Cabe mencionar que implantar o mentoring como metodologia de trabalho é uma vantagem espetacular de crescimento, desenvolvimento, inovação e transformação para a empresa e para todos os envolvidos.

É imensurável todos os resultados advindos desta abordagem, pois é muita rica sua contribuição, convém a empresa Vida fazer um grande evento para demonstrar seu os mentores para toda equipe e seu projeto de implementação da universidade corporativa e conscientizar todos os membros dessa decisão como a melhor forma de evoluir com mentoring, além de adotar o coaching, a consultoria, palestras, cursos e treinamentos corporativos.

REFERÊNCIAS

LOTZ, E.; GRAMMS, L. Coaching e mentoring. Curitiba: InterSaberes, 2014.

SANTOS, Lucília. Seja um diferencial no mercado de trabalho, busque sua qualificação (2022). Disponível em:< https://pensarbemviverbem.com.br/seja-um-diferencial-no-mercado-de-trabalho-busque-qualificacao/>. Acesso em: 18/02/2022.

Rocket Mentoring. Por que fazer mentoria. Disponível em: <https://www.rocketmentoring.school/blog/por-que-fazer-mentoria>. Acesso em: 15/02/2022.

Telefônica Educacion Digital. Como começar um projeto de universidade corporativa.[s/d].Disponível em: <https://www.telefonicaeducaciondigital.com/ tendencias//asset_publisher/LTIINEKg9l8P/content/como-comecar-um-projeto-de-universidade-corporativa->. Acesso em: 16/02/22.

GERMANO, Thiago. O que é mentoria. [s/d]. Disponível em: https://bmind.com.br/o-que-e-mentoria/. Acesso em: 17/02/2022.

Universidade Sólides. Universidade Corporativa: o que é, vantagens e como implantar (2022). Disponível em: <https://blog.solides.com.br/universidade-corporativa/?utm_term=&utm_campaign=&utm_source=adwords&utm_medium=ppc&hsa_acc=5023217460&hsa_cam=15829150213&hsa_grp=&hsa_ad=&hsa_src=x&hsa_tgt=&hsa_kw=&hsa_mt=&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=EAIaIQobChMInszOrM369QIViYeRCh280gTNEAAYAyAAEgL2WPD_BwE. Acesso em: 14/02/2022.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera e Mentoring pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" da Editora Conquista e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduada em Coaching e Mentoring, Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 15/04/2022
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