SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA - HOMENAGEM POR UM SÉCULO DE GLÓRIAS

Alguns fatos históricos ocorridos no ano de 1910: depois de sofrer perseguições por parte do governo chinês, o 13º dalai lama - líder budista - foge do Tibete para a Índia; morre em Astapovo, na Rússia, o pacifista Liev Tolstói, um dos maiores escritores de todos os tempos; Thomas Edison inaugura publicamente seu kinetófono - cinematógrafo munido com som -; nasce na República da Macedônia Agnes Gonxha Bojaxhiu - ou melhor, Madre Teresa de Calcutá -, um dos maiores exemplos de solidariedade e amor ao próximo que o mundo já conheceu; chega ao Brasil a Congregação Cristã, igreja pentecostal de origem norte-americana; após assistirem a uma partida de futebol de um time inglês, cinco operários fundam, em São Paulo, o Sport Club Corinthians Paulista, time que transcende os limites do esporte, colocando-o no mesmo limiar de uma crença religiosa.

Noventa e nove anos de história, milhões de torcedores e dezenas de títulos: Mundial de Clubes da Fifa, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Campeonato Paulista, Torneio Rio-São Paulo, Pequena Taça do Mundo (Venezuela), Copa Cidade de Turim (Itália), Copa das Nações (Estados Unidos), Troféu Ramón de Carranza (Espanha) - só para citar alguns e desmistificar essa história de que o Corinthians não tem passaporte.

Difícil, entre tantas conquistas, apontar a mais importante: para alguns, o Campeonato Paulista de 1977, que marcou o fim de um jejum "interminável" de 23 anos; para outros o Campeonato Brasileiro de 1990 e a explosão do craque Neto - o eterno xodó da fiel - com a camisa alvinegra; outros ainda apontam o Campeonato Brasileiro de 1999, quando nas semifinais, a muralha Dida desconcertou o saopaulino Raí defendendo dois pênaltis quase que simultâneos; e ainda o primeiro Mundial de Clubes protocolado pela Fifa, com a final disputada no Maracanã em 2000.

Aliás, o Maracanã faz parte da história do Corinthians. Quem esteve no "maior do mundo" na semifinal do Brasileiro de 1976 pôde testemunhar a maior invasão protagonizada por uma torcida visitante na história do futebol mundial - 75 mil corinthianos coloriram as arquibancadas de preto e branco. Na final, o título ficou com o Inter, mas a invasão se tornou patrimônio do clube de Parque São Jorge e da própria história do futebol brasileiro.

Muitos falam sobre a Copa Libertadores, claro uma competição importante e que iria coroar ainda mais uma trajetória tão gloriosa. Mas a principal conquista não é o Brasileiro, a Copa do Brasil, o Paulista, o Mundial ou a Libertadores da América. A principal conquista será sempre a próxima! Parabéns, Corinthians.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 01/09/2009
Reeditado em 14/05/2010
Código do texto: T1787005
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.