Ciúme bobo que Pelé tem do Neymar!

O tricampeonato do Santos na Libertadores e a ascensão definitiva de Neymar à condição de estrela internacional ainda são assuntos predominantes em toda a mídia. Mas o jornal espanhol MARCA tomou um susto quando foi entrevistar Pelé, após a vitória sobre o Peñarol. Transcrevo um trecho a seguir:

O Rei ya puede respirar tranquilo. Su legado por fin está en buenas manos. 48 años después de la última Libertadores, el Santos de Neymar recuperó el cetro sudamericano. ¿Y Neymar? ¿Es de verdad el verdadero sucesor de Pelé?, O Rei y su ego lo explicaron a la perfección al final del partido: “Aún tiene que hacer 1.283 goles con esta camiseta”.

Bobagem de Pelé, o Atleta do Século, sentir-se ameaçado por quem quer que seja. A reação dele não revela absolutamente nada pessoal contra o novo astro do Santos. É uma defesa do trono, digamos assim. Pelé nunca vai perder a majestade, mas ele teme por isso. Pelo menos é o que podemos deduzir. Poderia aproveitar a oportunidade apenas para dizer que “Neymar o cara”. Mas, não. Ele precisa mostrar sempre que está acima de tudo e de todos.

E não foi a primeira vez. Já houve dezenas de exemplos, principalmente com Maradona e recentemente com Messi. Aliás, como observou o MARCA, o ego de Pelé é quase do mesmo tamanho de sua própria fama. Lembrei então de uma entrevista que fiz com ele, no final da década de 90, em Brasília. Reunimos Pelé, o Rei do Futebol, e Nilton Santos, a Enciclopédia. para uma conversa com um grupo de jornalistas (entre eles Ricardo Noblat e Bob Fernandes). Gravamos tudo e transformamos num Caderno Especial publicado no jornal Correio Braziliense.

A certa altura, Nilton Santos recordou:

- Negão, lembra de um Botafogo x Santos no Maracanã? Você veio com tudo pra cima de mim e eu te dei um lençol…

A instantânea reação de Pelé foi um misto de defesa e ataque:

- Lembro, mas foi sem querer!!

Nilton ficou sem graça, todos nós ficamos constrangidos. Nilton é uma figura simplória, humilde, vive até hoje de um salário de funcionário público. Ele não queria desmerecer o Rei, claro que não!

Mas Pelé é assim. A resposta dele para os jornalistas espanhóis em relação a Neymar é muito parecida com essa.

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 24/06/2011
Código do texto: T3054504