Clubes de futebol valem muito dinheiro, mas também devem muita grana

Um estudo da BDO RCS Auditores Independentes aponta que o Corinthians tem a marca mais valiosa do futebol brasileiro, estimada em R$ 867 milhões, seguido do Flamengo, que cresceu muito em 2011, chegou a R$ 689 milhões e ultrapassou o São Paulo, que até pouco tempo ocupava a segunda posição.

A auditoria responsável pela análise levou em conta 18 diferentes variáveis, entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com os torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados.

É pena que o valor da marca não sirva para amenizar a situação de penúria em que se encontram todos os grandes clubes brasileiros. Segundo levantamento da mesma RDO RCS, nos últimos três anos a dívida dessas agremiações está aumentando em proporções geométricas. É uma bola de neve que cresce sem parar. O Atlético-MG, com R$ 527 milhões, é o campeão de endividamento, seguido pelos quatro grandes cariocas.

No quadro a seguir, faço uma comparação entre o valor das marcas e as dívidas acumuladas pelos clubes. A grande diferença é que o valor da marca é uma coisa meio virtual. A dívida, não. Uma hora vai ser preciso pagar.

Marca Dívida

Corinthians R$ 867 mi R$ 122 mi

Flamengo R$ 689 mi R$ 342 mi

São Paulo R$ 664 mi R$ 94 mi

Palmeiras R$ 452 mi R$ 169 mi

Inter R$ 277 mi R$ 148 mi

Santos R$ 227 mi R$ 211 mi

Grêmio R$ 224 mi R$ 162 mi

Vasco R$ 162 mi R$ 373 mi

Cruzeiro R$ 151 mi R$ 111 mi

Atlé-MG R$ 150 mi R$ 527 mi

Fluminense R$ 135 mi R$ 368 mi

Botafogo R$ 90 mi R$ 378 mi

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 14/09/2011
Código do texto: T3219402