CASUÍSMO NA cbx OU ¨TEMOS UM ORANGOTANGO EM CIMA DA MESA¨

Cbx convoca jogadores para a Olimpíada de Xadrez na Geórgia utilizando critérios ¨criativos¨.

Sim, você leu direito. O xadrez também tem o seu lado olímpico.

As olímpiadas de xadrez acontecem a cada dois anos. As confederações de quase todos os países deste nosso planeta enviam suas delegações para a cidade escolhida como sede. Em 2018 será em Batumi na Geórgia.

E por falar em escolha, cada confederação escolhe o critério para convocar seus jogadores e suas jogadoras.

Mas desta vez a cbx (confederação brasileira de xadrez, em minúsculas mesmo) se superou. Esta entidade publicou um regulamento em 2017 para a convocação do time olímpico absoluto e os jogadores interessados cumpriram suas obrigações. Ocorre que a mesma cbx interpretou o seu regulamento de maneira diferente e criativa, para assim compor a equipe olímpica com jogadores de sua preferência.

Quando digo de maneira diferente e criativa, quero dizer que a cbx utilizou-se do velho casuísmo utilizado ad nauseam em nossa política brasileira.

Vamos a explicação da rapinagem. O regulamento previa os melhores rankings da lista de 1 de maio de 2018. Isso parece óbvio, mas havia uma condição a mais. De janeiro de 2017 a 1 de maio de 2018 o jogador deveria ter no mínimo 45 partidas jogadas. Este critério é para estabelecer que no período 2017 a 2018 o jogador convocado estava em atividade, em forma, por assim dizer. ¨Pronto para as paradas¨, se me permitem.

E aí vem a sacanagem. Essas 45 partidas deveriam ser no ritmo clássico, já que o ranking de 1 de maio de 2018 era o ranking clássico. E A OLIMPÍADA É TODA NO RITMO CLÁSSICO. A cbx utilizou-se de partidas em outro ritmo (ritmo rápido) para que um dos jogadores cumprisse (ilegalmente, fique claro) o critério das 45 partidas.

Isso fez com que jogadores que jogaram limpo muito mais do que 45 partidas ficassem na reserva ou fora da convocação.

Triste isso. Não dá muita vontade de acompanhar o time brasileiro em suas partidas na Geórgia. Sim, porque sempre teremos um intruso lá no time.

É mais ou menos como se no quadro da Santa Ceia tivéssemos, sei lá, um orangotango em cima da mesa.

E o orangotango ficasse repetindo: Fui convidado ! Fui convidado !

Atualização julho/2018:

Milagres acontecem...

A equipe absoluta voltou a ser o que deveria ter sido desde o princípio.

Perdeu-se tempo. Mas o que é o tempo para quem tem mandato eterno ?

Sinceras desculpas aos orangotangos.