A LIBERDADE... A VONTADE... "Quem será o CAMPEÃO MUNDIAL de FUTEBOL da COPA de 2018? A CROÁCIA será uma das finalistas?".

A LIBERDADE... A VONTADE.. “Quem será o CAMPEÃO MUNDIAL da COPA de FUTEBOL de 2018? A CROÁCIA será uma das finalistas?”.

CROÁCIA.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Croácia (em croata: - Hrvatska), oficialmente República da Croácia (em croata: - Republika Hrvatska), é um País Europeu que se limita ao norte com a Eslovênia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro.

É banhado a oeste pelo Mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e mais recentemente, da União Europeia.

A candidatura da Croácia à União Europeia (UE) ocorreu em 1º de fevereiro de 2003 e a adesão a 1º de julho de 2013, sendo o segundo país formado a partir do território da ex-Iugoslávia a ingressar na UE, depois da Eslovênia em 2004.

ETIMOLOGIA.

“Croácia" entrou na língua portuguesa por intermédio do francês croate ("croata").

Este, por sua vez, parece advir do eslavônico horvat, "montanheses".

O gentílico para o país é "croata" e é registrado em português a partir de 1538.

Existem ainda as alternativas mais raras: -

"Croácio", "croaciano" e "croático", a última apenas em referência à língua do país.

HISTÓRIA.

Ver artigo principal: - História da Croácia.

“Foto: - Oton Ivekovic, A chegada dos croatas na costa do Adriático.

No ano 925 o então Duque Tomislav foi coroado Rei dos Croatas, criando-se o reino que compreendia as terras desde o Rio Drava até o Mar Adriático.

Este reinado durou até o final do século XI quando faleceu o último dos reis croatas, que passaram a ser governados por reis húngaros.

Com a invasão otomana aos Balcãs, as terras croatas passaram a ser a fronteira entre o mundo muçulmano e o cristão (estando o Norte nas mãos dos croatas e o Sul nas mãos dos otomanos).

Após a invasão pela Alemanha Nazi em 06 de abril de 1941, a Jugoslávia foi desmembrada e o fascista Ante Pavelic tornou-se o líder do Estado independente da Croácia.

Sob sua tutela, centenas de milhares de sérvios, judeus, ciganos e croatas não-alinhados ao regime foram exterminados em campos de concentração, fato que gerou o aumento do ódio histórico de sérvios (cristãos ortodoxos) massacrados pelos croatas nazistas (cristão católicos).

Até hoje os croatas são acusados de nazistas por grande parte das populações da ex-Jugoslávia.

Ao final da Segunda Guerra Mundial, Josip Broz Tito não somente havia derrotado os invasores nazis e seus cúmplices, como também havia unificado todas as repúblicas jugoslavas em torno de um Estado Comunista.

O ódio secular entre sérvios e croatas era reprimido pelas autoridades jugoslavas.

Com a morte de Tito, em 1980, iniciou-se um processo de fragilização da união das repúblicas jugoslavas.

Tal quadro agravou-se ainda mais com a crise econômica decorrente do desmoronamento dos Regimes Comunistas do Leste Europeu e das dificuldades de adaptação à economia de mercado.

A Croácia, detentora da maior e mais desenvolvida economia das Repúblicas da Jugoslávia, não escapou a volúpia nacionalista comum a todas as repúblicas jugoslavas.

Em 25 de junho de 1991, após plebiscitos que deram vitória esmagadora aos separatistas, os croatas anunciaram sua separação da Jugoslávia.

Logo em seguida, o território croata foi invadido pelo Exército Federal, então sob domínio sérvio, que interveio em favor das minorias sérvias residentes na Croácia (cerca de 10% da população).

Diante dos violentos conflitos entre croatas e sérvios e da ocupação do território croata por milícias sérvias, as Nações Unidas intervieram militarmente para assegurar a paz.

Em 1992, o país foi reconhecido como independente.

Em 1995, numa operação militar com êxito, a Croácia recupera, sem nenhuma ajuda externa, praticamente todos os seus territórios ocupados pelos sérvios, no que foi a primeira derrota do até então temível e invencível exército jugoslavo (JNA).

Em 1998, sob forte pressão internacional, a Iugoslávia devolve o último território croata ocupado, a Eslavônia oriental.

O governo de Franjo Tudjman, primeiro presidente eleito, foi responsável por levar o país à sua independência, recuperar os territórios ocupados (sem ajuda estrangeira) e ajudar aos bosníacos e aos bósnio-croatas na luta pela independência da Bósnia e Herzegovina.

Sua administração encerrou com sua morte, em 1999.

Desde então, apesar de enfrentar problemas similares aos de outros países do Leste Europeu, a Croácia experimenta um vigoroso crescimento econômico, um processo consistente de modernização da sua infraestrutura e uma grande transformação no sistema jurídico com vistas à consolidação da democracia e ao ingresso na União Europeia e na OTAN.

Hoje a Croácia tem uma das economias mais fortes das ex-repúblicas jugoslavas e é a segunda maior de toda a região dos Bálcãs, apenas atrás da economia da Grécia.

GEOGRAFIA.

Ver artigo principal: - Geografia da Croácia.

“FOTO: - Baía Lucice perto de Milna, Brac.

A CROÁCIA é um PAÍS EUROPEU cujo território apresenta uma forma peculiar, parecida com uma ferradura, e faz fronteira com um número considerável de países vizinhos: - Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático.

O seu território continental é dividido em duas partes pelo Porto de Neum, na Bósnia e Herzegovina.

Banhado pelo Mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de 1.000 ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega.

Uma destas ilhas, Palagruza, está mais próxima de Itália (aliás em algumas ocasiões podem-se ver as luzes da costa italiana), que da costa croata.

“Foto: - Vista aérea de Raslina”.

As principais cidades croatas são: - Zagreb, Split, Rijeka, Osijek, Dubrovnik e Karlovac.

Principais rios: - Rio Mura, rio Drava, rio Sava, rio Kupa, rio Korana, rio Cetina e rio Zrmanja.

Lagos: - Omladinsko jezero, Lagos de Plitvice.

Montes: - Monte Ucka, Velebit, Visevica.

Ilhas: - Arquipélago das Kornati, Arquipélago de Brijuni.

Vegetação: - Floresta Mediterrânea, Florestas de montanha.

DEMOGRAFIA.

Ver artigo principal: - Demografia da Croácia.

Religião na Croácia

Religião Porcentagem

Catolicismo romano

  87,8%

Ateísmo ou Agnosticismo

  5,2%

Igreja Ortodoxa

  4,4%

Islã

  1,3%

Outras religiões

  0,9%

Protestantismo

  0,3%

A população da Croácia estagnou-se na década de 1990. A guerra de 1991 a 1995 fez com que partes da população emigrassem ou se refugiassem.

A taxa de crescimento natural é mínima ou negativa (menos que +/- 1%), pois a transição demográfica (redução do número de nascimentos e mortes devido ao desenvolvimento econômico) completou-se há mais de meio século.

População urbana: 57% (1998).

Crescimento demográfico: -0,1% ano ano (1995-2000).

Taxa de fecundidade: 1,56 filho por mulher (1995-2000).

Expectativa de vida: Homens 69 anos e mulheres 76,5 anos (1995-2000).

Mortalidade infantil: 10 por 1.000 (1995-2000).

A população compõe-se principalmente de pessoas de origem croata (89,6%).

Constituem grupos minoritários, dentre outros, os sérvios (4,5%), os bósnios (0,5%) e os húngaros (0,4%).

De acordo com os censos de 2001 a religião predominante é o Cristianismo, sendo o catolicismo praticado por 87,8% dos croatas , seguindo-se os ortodoxos que compõem 4,4% da população, outras vertentes cristãs correspondem a 0,4% da população da Croácia, os muçulmanos são 1,3%, outras religiões e religião desconhecida é atribuída a 0,9% dos croatas e ainda 5,2% não possuem religião.

A língua oficial, croata, é um idioma eslavo meridional que utiliza o alfabeto latino. Outras línguas nativas são faladas por menos de 5% da população.

POLÍTICA.

Ver artigo principal: - Política da Croácia.

“Foto: - Banski dvori, um prédio de 2 andares em estilo barroco que foi a residência dos banos croatas de 1809 até 1918 e agora é a sede do governo do país”.

“Foto: - Parlamento da Croácia em Zagrebe”.

Desde a adoção da constituição de 1990, a Croácia é uma República Democrática.

Em 2000, abandonou o sistema de governo semi-presidencialista em favor do parlamentarismo.

A Croácia é membro das Nações Unidas, do Conselho da Europa, da OSCE, da Parceria para a Paz e outras organizações.

O presidente da República (Predsjednik) é o chefe de Estado e é eleito para mandatos de cinco anos.

Além de ser o comandante-em-chefe das forças armadas, o presidente tem o dever de nomear o primeiro-ministro com consentimento do parlamento, e alguma influência na política externa.

O parlamento da Croácia (Sabor) é um corpo legislativo unicameral com até 160 deputados, todos eleitos por voto popular para mandatos de quatro anos.

As sessões plenárias do Sabor têm lugar de 15 de Janeiro a 15 de Julho e de 15 de Setembro a 15 de Dezembro.

O governo da Croácia (Vlada), chefiado pelo primeiro-ministro, é integrado por dois vice-primeiros-ministros e 14 ministros encarregues de setores particulares de atividade.

O ramo executivo é responsável por propor legislação e um orçamento, por executar as leis, e por determinar as políticas externa e interna da República.

A Croácia tem um sistema judicial de três níveis, que consiste de um Supremo Tribunal, Tribunais de Condado e Tribunais Municipais.

O Tribunal Constitucional decide sobre matérias relacionadas com a constituição.

DIVISÕES ADMINISTRATIVAS.

Ver artigo principal: - Subdivisões da Croácia.

A Croácia subdivide-se em 20 condados (zupanija, em croata) mais o distrito municipal da capital, Zagrebe.

“Foto: - Condados da Croácia”.

1. Condado de Zagrebe (Zagrebeacka zupanija).

2. Condado de Krapina-Zagorje (Krapinsko-zagorska zupanija).

3. Condado de Sisak-Moslavina (Sisacko-moslavacka zupanija).

4. Condado de Karlovac (Karlovacka zupanija)

5. Condado de Varazdin (Varazdinska zupanija)

6. Condado de Koprivnica-Krizevci (Koprivnicko-krizevacka zupanija)

7. Condado de Bjelovar-Bilogora (Bjelovarsko-bilogorska zupanija)

8. Condado de Litoral-Serrano (Primorsko-goranska zupanija)

9. Condado de Lika-Senj (Licko-senjska zupanija)

10. Condado de Virovitica-Podravina (Viroviticko-podravska zupanija)

11. Condado de Pozega-Eslavônia (Pozesko-slavonska zupanija)

12. Condado de Brod-Posavina (Brodsko-posavska zupanija)

13. Condado de Zadar (Zadarska zupanija)

14. Condado de Osijek-Barânia (Osjecko-baranjska zupanija)

15. Condado de Šibenik-Knin (Sibensko-kninska zupanija)

16. Condado de Vukovar-Sírmia (Vukovarsko-srijemska zupanija)

17. Condado de Split-Dalmácia (Splitsko-dalmatinska zupanija)

18. Condado de Ístria (Istarska zupanija)

19. Condado de Dubrovnik-Neretva (Dubrovačko-neretvanska zupanija).

20. Condado de Medimurje (Medimurska zupanija)

21. Cidade de Zagrebe (Grad Zagrebe)

ECONOMIA.

Ver artigo principal: - Economia da Croácia.

“Foto: - Banco Nacional da Croácia”.

A economia da Croácia baseia-se fundamentalmente no serviços variados e indústria, em especial dos setores químico, naval e metal-mecânico.

O turismo é uma grande fonte de receitas. O produto interno bruto per capita de 2008, em termos de paridade de poder de compra, foi de 18.575 dólares americanos, ou 63,2% da média da União Europeia, segundo o Eurostat.

A economia croata é pós-socialista.

No fim dos anos 80, no início do processo de transição econômica, a sua posição era favorável mas foi fortemente prejudicada pela guerra, essa terminada em 1995.

Os problemas principais incluem o desemprego estrutural e uma quantidade de reformas econômicas considerada insuficiente por alguns economistas, pois que enfrenta resistência pública.

Particularmente preocupante é o Sistema Judicial antiquado, em especial no que diz respeito à posse das terras estatizadas no período comunista.

Contudo, tais problemas vêm sendo alvo de grande mobilização no sentido de serem resolvidos por reformas legais ocorridas no âmbito das negociações para a entrada do país na União Europeia.

Mesmo assim, o país tem vindo a experimentar um crescimento econômico rápido em preparação de uma adesão à União Europeia, que já é o seu principal parceiro comercial, sendo, sua economia, considerada pelo Fundo Monetário Internacional como uma economia desenvolvida (high-income).

CULTURA.

Ver artigo principal: - Cultura da Croácia.

“Foto: - A gravata é um dos símbolos da cultura croata”.

A cultura da Croácia tem raízes bem antigas: - Os croatas vêm habitando a região há treze séculos, mas há reminiscências de períodos ainda mais antigos bem preservadas no país.

Algumas destas reminiscências antigas são:

- Ossos de 100 mil anos de idade de um homem de Neandertal achados próximos a Krapina (localidade de Krapina-Zagorje).

- Escavações do Neolítico na localidade de Scitarjevo, próxima à capital do país, Zagrebe, e também em Sopot (próximo a Vinkovci), Vucedol (próxima a Vukovar), em Nakovanj (situada na península Peljesac) e outros lugares.

- Marcas de habitação na ilha de Vis deixadas pelos gregos antigos (a rainha Teuta de Issa)

- Várias construções e ruínas do Império Romano, incluindo muitas cidades romanas na costa da Dalmácia, destacando-se o aqueduto de Salona, o palácio do imperador Diocleciano em Split, ou a Basílica de Eufrásio, em Porec.

- Igreja de São Marcos: - Há brasões no telhado dessa igreja que são respectivamente o da Croácia (à esquerda) e o de Zagrebe (a direita) e foram feitos no século XIX.

- O brasão da Croácia é composto por três partes que simbolizam as três províncias históricas: - Croácia (topo esquerda), Dalmácia (topo direita) e Slavônia (área inferior).

A colorida Igreja de São Marcos é um dos edifícios mais antigos de Zagrebe e um dos seus símbolos.

É mencionada pela primeira vez na lista das igrejas paroquiais no Estatuto do Kaptol de 1334.

Foi construída no século XIII, inicialmente no estilo românico, da qual, apenas uma janela na parede sul e a fundação torre sineira se encontram preservadas.

Os arcos góticos e o santuário foram construídos na segunda metade do século XIV, altura em que a igreja adquiriu a sua parte mais valiosa, o luxuoso portal sul gótico.

Em termos das figuras que ele contém, é dos portais góticos mais bonitos da Croácia.

O início da Idade Média trouxe uma grande migração de eslavos, e este período provavelmente foi uma idade das trevas do ponto de vista cultural.

Os estados eslavos que se formaram no interior coexistiam com as cidades-estado italianas que dominavam a costa, todas seguindo o modelo da República de Veneza, como, por exemplo, a República de Ragusa (atual Dubrovnik).

VER TAMBÉM.

Adesão da Croácia à União Européia.

Referendo sobre a adesão da Croácia à União Europeia em 2012.

Jugoslávia.

Igreja Greco-Católica Croata.

Missões Diplomáticas da Croácia.

Bonino de Boninis.

Observação do escriba: - Estão disponíveis na Wikipédia apenas seis referências.

CATEGORIA:

Croácia.

Esta página foi editada pela última vez às 17h39min de 30 de junho de 2018.

Lista dos países que já participaram da Copa do Mundo de Futebol?

Melhor resposta: - Deu mesmo trabalho para encontrar uma lista assim, nem na Wikipédia tem isso! Mas OK.

Um total de 75 países disputaram pelo menos uma Copa do Mundo de Futebol.

Confira no Ranking de todas as Copas (lembrando que esta é uma lista de desempenho, alguns países estão empatados e dois foram extintos, mas o total é mesmo de 75 países).

Na ordem: - País, número de participações e desempenho.

1°- Brasil - 19 - Pentacampeão (1958, 1962, 1970,1994 e 2002)

2°- Itália - 17 - Tetracampeã (1934, 1938,1982 e 2006)

3°- Alemanha - 17 - Tetracampeã (1954,1974, 1990 e 2014)

4°- Argentina - 15 - Bicampeã (1978 e 1986)

5°- Uruguai - 11 - Bicampeão (1930 e 1950)

6°- França - 13 - Campeã (1998) e Vice-campeã (2006)

7°- Inglaterra - 13 - Campeã (1966) e 4° lugar (1990)

7°- Espanha - 13 - Campeã (2010) e 4° lugar (1950)

9°- Holanda - 09 - Vice-campeã (1974,1978 e 2010)

10°- Hungria - 09 - Vice-campeã (1938 e 1954)

10°- Tchecoslováquia / Rep.Tcheca - 09 (08/01) - Vice-campeã (1934 e 1962)

12°- Suécia - 11 - Vice-campeã (1958)

13°- Polônia - 07 - 3° lugar (1974 e 1982)

14°- Áustria - 07 - 3° lugar (1954) e 4° lugar (1934)

15°- Portugal - 05 - 3° lugar (1966) e 4° lugar (2006)

16°- Estados Unidos - 09 - 3° lugar (1930)

17°- Chile - 08 - 3° lugar (1962)

18°- Croácia - 03 - 3° lugar (1998)

19°- Turquia - 02 - 3° lugar (2002)

20°- Iugoslávia / Sérvia - 11 (09/02) - 4° lugar (1930 e 1962)

21°- Bélgica - 11 - 4° lugar (1986)

22°- União Soviética / Rússia - 09 (07/02) - 4° lugar (1966)

23°- Coréia do Sul - 08 - 4° lugar (2002)

24°- Bulgária - 07 - 4° lugar (1994)

25°- Suíça - 09 - Quartas-de-final (1934,1938 e 1954)

26°- México - 14 - Quartas-de-final (1970 e 1986)

27°- Peru - 04 - Quartas-de-final (1970 e 1978)

28°- Paraguai - 08 - Quartas-de-final (2010)

29°- Romênia - 07 - Quartas-de-final (1994)

30°- Camarões - 06 - Quartas-de-final (1990)

31°- Dinamarca - 04 - Quartas-de-final (1998)

32°- Irlanda - 03 - Quartas-de-final (1990)

32°- Irlanda do Norte - 03 - Quartas-de-final (1958)

34°- Gana - 02 - Quartas-de-final (2010)

34°- Coréia do Norte - 02 - Quartas-de-final (1966)

36°- Senegal - 01 - Quartas-de-final (2002)

36°- Ucrânia - 01 - Quartas-de-final (2006)

36°- País de Gales - 01 - Quartas-de-final (1958)

36°- Cuba - 01 - Quartas-de-final (1938)

40°- Nigéria - 04 - Oitavas-de-final (1994 e 1998)

40°- Japão - 04 - Oitavas-de-final (2002 e 2010)

42°- Arábia Saudita - 04 - Oitavas-de-final (1994)

42°- Marrocos - 04 - Oitavas-de-final (1986)

42°- Colômbia - 04 - Oitavas-de-final (1990)

45°- Noruega - 03 - Oitavas-de-final (1998)

45°- Costa Rica - 03 - Oitavas-de-final (1990)

45°- Austrália - 03 - Oitavas-de-final (2006)

48°- Equador - 02 - Oitavas-de-final (2006)

49°- Eslováquia - 01 - Oitavas-de-final (2010)

50°- Escócia - 08 - Primeira fase em todas

51°- Tunísia - 04 - Primeira fase (1978,1998,2002 e 2006)

52°- África do Sul - 03 - Primeira fase (1998,2002 e 2010)

52°- Irã - 03 - Primeira fase (1978,1998 e 2006)

52°- Argélia - 03 - Primeira fase (1982,1986 e 2010)

52°- Bolívia - 03 - Primeira fase (1930,1950 e 1994)

56°- Costa do Marfim - 02 - Primeira fase (2006 e 2010)

56°- Grécia - 02 - Primeira fase (1994 e 2010)

56°- Eslovênia - 02 - Primeira fase (2002 e 2010)

56°- Egito - 02 - Primeira fase (1934 e 1990)

56°- El Salvador - 02 - Primeira fase (1970 e 1982)

56°- Honduras - 02 - Primeira fase (1982 e 2010)

56°- Nova Zelândia - 02 - Primeira fase (1982 e 2010)

63°- Jamaica - 01 - Primeira fase (1998)

63°- China - 01 - Primeira fase (2002)

63°- Emirados Árabes Unidos - 01 - Primeira fase (1990)

63°- Haiti - 01 - Primeira fase (1974)

63°- Israel - 01 - Primeira fase (1970)

63°- Kuwait - 01 - Primeira fase (1982)

63°- Angola - 01 - Primeira fase (2006)

63°- Trinidad & Tobago - 01 - Primeira fase (2006)

63°- Togo - 01 - Primeira fase (2006)

63°- Canadá - 01 - Primeira fase (1986)

63°- Iraque - 01 - Primeira fase (1986)

XX°- Extinto Zaire - 01 - Primeira fase (1974)

XX°- Extinto Índias Orientais Holandesas - 01 - Primeira fase (1938).

A FIFA confere à Alemanha as participações da antiga Alemanha Ocidental; à Rússia as da antiga União Soviética; à República Tcheca as da antiga Tchecoslováquia; à Sérvia as da antiga Iugoslávia

Observação do escriba: - A fonte das informações acima foi obtida do Yahoo. Não examinei em detalhes se as informações estão corretas ou não.

A HISTÓRIA dos MUNDIAIS de FUTEBOL.

País-Sede Campeão

Uruguai 1ª Copa - 1930 Uruguai

Itália 2ª Copa – 1934 Itália

França 3ª Copa – 1938 Itália

Brasil 4ª Copa – 1950 Brasil

Suíça 5ª Copa – 1954 Alemanha

Suécia 6ª Copa – 1958 Brasil

Chile 7ª Copa – 1962 Brasil

Inglaterra 8ª Copa – 1966 Inglaterra

México 9ª Copa – 1970 Brasil

Alemanha 10ª Copa – 1974 Alemanha

Argentina 11ª Copa – 1978 Argentina

Espanha 12ª Copa – 1982 Itália

México 13ª Copa – 1986 Argentina

Itália 14ª Copa – 1990 Alemanha

Estados Unidos 15ª Copa – 1994 Brasil

França 16ª Copa – 1998 França

Japão/Coréia 17ª Copa – 2002 Brasil

Alemanha 18ª Copa – 2006 Itália

África do Sul 19ª Copa – 2010 Espanha

Brasil 20ª Copa – 2014 Alemanha

Rússia 21ª Copa – 2018 ____?____

Observações e curiosidades do escriba:

1ª – O Brasil foi campeão por cinco vezes (pentacampeão). O Brasil sediou a Copa do Mundo de Futebol por duas vezes. Em 1950 e em 2014. Em 1950 o campeão foi o Uruguai. Em 2014 a campeã foi a Alemanha.

2ª – A Alemanha foi campeã por quatro vezes (tetracampeã). A Alemanha sediou a Copa do Mundo de Futebol por duas vezes. Em 1974 e em 2006. Em 1974 a campeã foi a dona da casa (a Alemanha). Em 2006 a campeã foi a Itália.

3ª – A Itália foi campeã por quatro vezes (tetracampeã). A Itália foi sede da Copa do Mundo de Futebol por duas vezes. Em 1934 e em 1990. Em 1934 a campeã foi a dona da casa (a Itália. Em 1990 a campeã foi a Alemanha.

4ª – O Uruguai foi campeão por duas vezes (bicampeão). O Uruguai foi sede da Copa do Mundo de Futebol apenas uma vez. Em 1930. Em 1930 o campeão foi a dona da casa (o Uruguai).

5ª – A Argentina foi campeã por duas vezes (bicampeã). A Argentina foi sede da Copa do Mundo de Futebol apenas uma vez. Em 1978. Em 1978 a campeã foi a dona da casa (a Argentina).

6ª – A França foi campeã uma vez. A França foi sede da Copa do Mundo de Futebol por duas vezes. Em 1938 e em 1998. Em 1938 a campeã foi a Itália. Em 1998 a campeã foi a dona da casa (a França).

7ª – A Inglaterra foi campeã uma vez. A Inglaterra foi sede da Copa do Mundo de Futebol apenas uma vez. Em 1966. Em 1966 a campeã foi a dona da casa (a Inglaterra).

8ª – A Espanha foi campeã uma vez. A Espanha foi sede da Copa do Mundo de Futebol apenas uma vez. Em 1982. Em 1982 a campeã foi a Itália.

9ª – Podemos fazer contas de somar. Novo Continente ou Continente Americano = Uruguai duas vezes campeão + Brasil cinco vezes campeão + Argentina duas vezes campeã. Total = TRÊS PAÍSES da América do Sul conquistaram o Título Mundial de Futebol NOVE VEZES.

10ª – Mais contas de somar. Velho Continente ou Continente Europeu = Itália quatro vezes campeã + Alemanha quatro vezes campeã + Inglaterra uma vez campeã + França uma vez campeã + Espanha uma vez campeã. Total = CINCO PAÍSES europeus conquistaram o Título Mundial de Futebol ONZE VEZES.

11ª – Os quatro países finalistas são todos europeus. Bélgica, Croácia, França e Inglaterra.

12ª – A Bélgica – Disputou 11 Copas do Mundo. Em 1986 ficou em 4º lugar. País-Sede – (México). (Fonte: - Yahoo).

13ª - A Croácia – Disputou 3 Copas do Mundo. Em 1998 ficou em 3º lugar. País-Sede – (França). (Fonte: - Yahoo).

14ª – A França – Disputou 13 Copas do Mundo. Em 1998 foi campeã jogando em casa, e, em 2006, foi vice-campeã. País-Sede (Alemanha). (Fonte: - Yahoo).

15ª – A Inglaterra – Disputou 13 Copas do Mundo. Em 1966 foi campeã jogando em casa, e, em 1990 ficou em 4º lugar. País-Sede (Itália). (Fonte: - Yahoo).

16ª – Prováveis finalistas – França x Inglaterra.

17ª – Prováveis finalistas segundo a minha previsão – Bélgica x Inglaterra. Caso contrário, nem assistirei ao jogo. Campeã: - Bélgica. DEUS salve a BÉLGICA.

18ª – Outros países que sediaram a Copa do Mundo de Futebol: - Suíça (1954), Suécia (1958), Chile (1962), México (1970 e 1986), Estados Unidos (1994), Japão e Coréia do Sul (2002), África do Sul (2010) e Rússia (atual sede).

19ª – Por Continente: - Continente “Americano” – Uruguai (1930), Brasil (1950 e 2014), Chile (1962), México 1970 e 1986), Argentina (1978), Estados Unidos (1994), totalizando seis países. Continente “Europeu” – Itália (1934 e 1990), França (1938 e 1998), Suíça (1954), Suécia (1958), Inglaterra (1966), Alemanha (1974 e 2006), Espanha (1982), Rússia (Europa e Ásia) – (2018), totalizando oito países. Continente “Asiático” – Japão e Coréia do Sul (2002), totalizando dois países. Continente “Africano” – África do Sul – Apenas um país. Continente “Oceania” – Zero. Continente “Antártica” – Zero. Total de países – 17 países.

20ª – A Copa do Mundo de Futebol de 2022 deverá ser em Catar ou Qatar, um País Árabe localizado no Oriente Médio, portanto no Continente Asiático.

21ª – A Copa do Mundo de Futebol de 2026 deverá ter como países sedes, os Estados Unidos, o México e o Canadá.

22ª - Previsão nossa. A Copa do Mundo de Futebol de 2030 deverá ser realizada no Continente Europeu, tendo como partida de abertura e partida final a cidade de Londres. Comemora-se o CENTENÁRIO dos CAMPEONATOS MUNDIAIS de FUTEBOL. Afinal, foram os Britânicos quem inventaram o FUTEBOL.

23ª – Depois da Copa do Mundo de Futebol de 2018, continuaremos os nossos trabalhos. O que é mesmo COPA? Será parente do COPO?

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos ESQUIZOFRÊNICOS MACONHEIROS”. Domingo, 08 de Julho de 2018.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: - 01 – INTERNET. 02 – Google. 03 – Wikipédia. 04 – Yahoo. 05 – O BOLÃO da SORTE de DONA NICE – Bar e Restaurante – Rua Laranjeiras nº 581 – OUTRAS FONTES.