Minha torcida na final da Copa terá sabor de... "croissant"!

A Copa do Mundo está chegando ao seu final. Só duas seleções duelarão pelo primeiro lugar, e creio que dificilmente alguém tivesse projetado uma decisão entre França x Croácia. E como todo brasileiro que gosta de futebol, escolherei um lado para torcer, já que infelizmente, a nossa seleção brasileira foi eliminada do certame. Para quem torcer? Fica a pergunta, enquanto eu comentarei sobre a minha predileção.

Como disse anteriormente, o Brasil não está no páreo. Quando isso ocorre, minha torcida sempre vai para uma seleção sul-americana. Como nem a gente e também nenhum dos nossos vizinhos tiveram bola para decidir a competição no domingo, resta torcer para o menos tradicional, e por consequência, o mais surpreendente: Vou de Croácia, e acho que a maioria dos que leem este post também adotará esta linha de conduta. Mas vejam, apesar do fato de torcer pelos croatas, preciso admitir que se por acaso a França levantar a taça, não ficarei tão contrariado, e explico os motivos no próximo parágrafo.

Primeiro, a França tem jogado um futebol bonito, competitivo, e isso é um grande ponto a favor. Segundo porque caso isso ocorra, será apenas o segundo título deste pessoal, que vai ter que comer muita grama até chegar a um pentacampeonato, e portanto, a conquista francesa não incomoda tanto quanto um triunfo alemão ou italiano, (ambos tetracampeões). E terceiro, e principal motivo: a França é multirracial! Miscigenados vindos principalmente da África, tanto negra, quanto árabe. Isso é muito bacana, principalmente agora, quando o mundo sofre com as discussões em torno da imigração, da xenofobia e da intolerância. Em um tempo em que o boçal Donald Trump propaga discursos toscos com o apoio de muitos, seria interessante ver uma seleção mundial mostrar que um país miscigenado e tolerante pode vencer não só futebolisticamente, como também enquanto sociedade. A França é um exemplo clássico de que um país pode ser vitorioso, ao mesmo tempo que tolerante, libertário, progressista e desenvolvido.

Portanto, por motivos puramente futebolísticos, "a priori", minha torcida é croata. Por outro lado, os nobres motivos citados acima, fazem com que um possível título francês não seja motivo de minha antipatia. Torcerei para a Croácia, com um leve sotaque francês. Enfim, minha torcida terá sabor de croissant!

* O Eldoradense