ARTIGO – Tem ralo até nos esportes – 16.10.2018 (PRL)
 
ARTIGO – Tem ralo até nos esportes – 16.10.2018 (PRL)
 
A partir do momento em que o mundo tomou conhecimento do verdadeiro mar de lama do futebol mundial, tendo também como protagonistas a FIFA – Federação Internacional de Futebol Associação -, federações e confederações e seus dirigentes, culminando até com a prisão do ex-presidente da CBF, o Doutor José Maria Marim, que permanece preso nos Estados Unidos, as autoridades brasileiras deveriam ter tomado providências visando à moralização, pelo menos no futebol, que é a paixão maior dos torcedores nacionais.

Até hoje não se sabe ao certo o porquê de o Marco Polo Del Nero, que ficou na presidência da entidade por algum tempo, não poder sair do país, eis que isso levaria a que fosse recolhido à prisão pelas autoridades da INTERPOL americana. Boas coisas não devem ter sido feitas. A verdade é que oficialmente está afastado da confederação, mas já elegeu em 17.04.2018 o novo presidente, Senhor Rogério Caboclo, que será empossado em 2019 e reinará até 2023. Fato interessante essa antecedência nunca antes vista no país. Corre a boca miúda que existe tal de “mensalinho” distribuído pela CBF aos presidentes estaduais de federações que, por tabela, distribuiriam dinheiro com as “Ligas”, algumas talvez de existência somente no papel. Não podemos afirmar essas ocorrências.

O que não entendemos, e necessitamos de justificativas, é o silêncio do governo federal com essa coisa tão séria. Então a CBF explora e faz o que quer com a bandeira nacional, pondo em jogo o nome do país, que tem sido desacreditado nos últimos tempos, negocia jogos, vende propaganda, abusa de amistosos caça níqueis, como agora jogando na Arábia Saudita e fazendo de conta que já é treinamento para o próximo mundial de seleções, numa mentira que até os cegos, surdos e mudos, mas nunca burros, seriam capazes de notar. O pior de tudo é que isso envolve milhões de dólares, euros e reais, que são gastos com atletas e comissão técnica altamente beneficiados e já ostentam riquezas suficientes pro resto de suas vidas. Pra onde vai o dinheiro apurado com nossa seleção? Será que não merecemos nenhuma explicação das autoridades?! Isso faz-nos lembrar daquela interseção no programa “Fantástico”, da Rede Globo, do quadro “Cadê o dinheiro que estava aqui”? Saiu do ar, mas a audiência era total, agradava mesmo aos cidadãos de bem. Talvez um dia possa voltar, porém que não seja tarde demais.

A nosso pensar isso é uma forma de privatização do nosso esporte muito perniciosa ao Brasil. A autonomia da CBF está demasiada, perde-se campeonato mundial e fica por isso mesmo. Nem bem havíamos sido desclassificados da última copa e já queriam renovar, como fizeram, o contrato da comissão técnica, à frente o Tite, que dizem ganhar mais de R$ 1 milhão por mês, com aquela sua pose de administrador esmerado e que na realidade entende tanto quanto outros treinadores em atividade no momento nacional. Era voz corrente que o nosso time perdeu justamente por causa do professor Tite, que teria sido um razoável ponteiro esquerdo nos velhos tempos.

Daqui de nossa modesta tribuna dissemos e explicamos porque o Brasil perderia a Copa do Mundo da Rússia, chegando mesmo a comentar quais as desculpas que dariam, como por exemplo: falta de tempo hábil para treinamento (quatro anos é pouca coisa), jogadores machucados e não recuperados de contusões, deslocamentos constantes, mudança de clima e de fuso horário, etc. Nos dias atuais o país está necessitando de verdadeiros defensores da pátria e não de jogadores empavonados, ricos e com medo de colocar as pernas para disputar as jogadas mais ríspidas, bem assim de não se jogar na grama naquele conhecido cai-cai, que serviu de lorota pro mundo todo.

Então fica assim: Na hora dos loiros da vitória, do faturamento e da grandeza as honras cabem à CBF, entidade privada, entretanto no insucesso, na derrocada da seleção a coisa é pública, ou seja, privatizam os lucros e o país assume os prejuízos, senão monetários, mas imaterial de sua imagem perante o mundo de um modo geral.

Vamos dar um basta nisso.

Meu abraço.
Ansilgus

Imagem: INTERNET/GOOGLE
ansilgus
Enviado por ansilgus em 16/10/2018
Reeditado em 16/10/2018
Código do texto: T6477827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.