MONTE DA MORTE

Tentando escalar o monte da morte, muitos alpinistas perdem a vida. Nos últimos 60 anos, mais de 300 já morreram. O nome do Monte Everest, em tibetano, é Chomolungma e significa “deusa-mãe”. É o pico montanhoso mais elevado do mundo, e está situado na cordilheira do Himalaya, dentro do setor meridional da Ásia central, correspondente, à fronteira entre o Nepal e o Tibet. É a montanha de maior altitude da Terra.

Seu pico está a 8.848 metros, acima do nível do mar, na subcordilheira, Mahalangur Himal, dos Himalaias. Escalá-lo é um desafio, e muitos alpinistas já conseguiram. O primeiro caso de sucesso na escalada do Everest foi gravado por Edmund Hillary e Tenzing Norgay, em 29 de maio de 1953. No dia 16 de maio de 1975, a japonesa Junko Tabei foi a primeira mulher a chegar ao cume do Everest.

O recorde do alpinista mais velho a chegar ao cume é atualmente de Yuichiro Miura, um japonês que tinha 80 anos, em 2013. A pessoa mais jovem a chegar ao topo da montanha é a americana Jordan Romero, que em 2010, realizou esse feito tendo apenas 13 anos de idade. Waldemar Niclevicz, 1995, foi o primeiro brasileiro a alcançar o cume.

"A maioria dos alpinistas preferem ser deixados nas montanhas em caso de morte ", diz Alan Arnette, um famoso praticante do esporte que também escreveu livros sobre o assunto. "Então, removê-los pode ser considerado desrespeitoso. Ao menos que eles precisem ser retirados da rota de escalada ou que as famílias desejem isto".

Boa tarde! Compre nossos produtos, aqui vc faz a diferença, é a nossa prioridade.