Clube do Remo - Futebol Amador - 1913-1944

INTRODUÇÃO

Início do século XX. O ciclo da borracha impulsionara tanto a capital do estado do Pará, Belém, que foi apelidada de “Paris Tropical”. O esporte acompanhou esse movimento.

O Clube do Remo teve início pela saída de sete remadores da então potência náutica de Belém, Sport Clube Pará. Foi esse grupo que concretizou jurídica e fisicamente a fundação do Grupo do Remo, como foi inicialmente denominado.

Em 05 de fevereiro de 1905 surgia o Grupo do Remo e, devido a intensa crise, foi extinto em 14 de fevereiro de 1908. Mais uma vez, graças à ação rebelde de pequeno grupo, a agremiação ressurge em 15 de agosto de 1911.

SURGIMENTO DO FUTEBOL EM BELÉM

Apesar de a prática do futebol na Cidade das Mangueiras ser reconhecida pelos historiadores como antes do final do século XX, o pontapé inicial para sua organização, como esporte amador, se deu em 1906, quando a Parah Football Association League organizou campeonato com as participações de várias equipes, todas com nomes ingleses.

A inciativa mal sucedida incentivou e resultou na criação do primeiro Campeonato Paraense, em 1908 pela Liga Paraense de Foot-Ball, fundada naquele ano.

A União Sportiva, clube fundado em 1902, foi o primeiro campeão paraense de futebol. Assim, o Pará configura-se como o quarto estado do Brasil a instituir oficialmente o seu campeonato, atrás somente de São Paulo (1902), Bahia (1905) e Rio de Janeiro (1906).

CLUBE DO REMO IMPLANTA O FUTEBOL

Aconteceu a segunda edição do campeonato paraense em 1910, novamente vencida pela União Sportiva.

Com a adesão de outras equipes o futebol começava a ganhar espaço. Em 1913, o Grupo do Remo decide implantar o futebol no seu quadro esportivo. Sua primeira equipe foi montada com a inclusão de atletas vindos da equipe campeã, União Sportiva e da equipe vice-campeã, Sport Club Pará.

Esse time jogou pela primeira vez, ao aceitar o desafio do Guarany, em 21 de abril de 1913, feriado nacional a Tiradentes. O jogo disputado em São Braz, na Pça Floriano Peixoto, terminou empatado sem gol.

O time remista com camisas listradas na horizontal, em azul marinho e branco, teve a seguinte escalação: Bernadino; Varrelman e Eurico; Dudu, Aimeé e Mamede; Galdino, Mário, Antonico, Adolfo e Rubilar.

No dia 13 de maio, abolição da escravatura no Brasil, na mesma praça, as duas equipes voltaram a se enfrentar.

O Grupo do Remo com grande atuação grande gpleou o Guarany por 4 a 1. O primeiro goil da história remista foi do atacante Rubilar.

Geraldo da Mota Reimão – Rubilar. Merece constar da galeria dos atletas de primeira grandeza do Clube do Remo.

ESTREIA DO REMO NO CAMPEONATO PARAENSE

A Liga Paraense de Foot-Ball reorganiza o campeonato, que tinha três anos que não acontecia. Essa entidade especifica as dimensões (200ms X 90 ms) e solicita ao intendente municipal, Dr. Dionysio Bentes, um local adequado para a realização dos jogos, A área destinada foi a já utilizada, informalmente, Praça Floriano Peixoto.

A estreia do Clube do Remo, então Grupo do Remo, no campeonato paraense se deu em 14 de julho de 1913. Venceu a União Sportiva pelo escore de 4 a 1.

Para sagrar-se campeão invicto do campeonato paraense de 1913, dos cinco jogos disputados, venceu 4 e empatou um.

A conquista foi simbolizada por taça com 60 centímetros de altura, peso de 700 gramas. Sustentada sobre um pedestal de cedro com placa contendo os dizeres: “LIGA PARAENSE DE FOOT-BALL – CAMPEONATO DE 1913”. A solenidade de entrega, pelo presidente da Liga, Dr. Gama Malcher, foi em 20 de fevereiro de 1914.

CAMPEONATOS ESTADUAIS – FUTEBOL AMADOR

Heptacampeão - 1913-1919

Após a primeira conquista o Remo venceu os próximos seis campeonatos estaduais, sagrando-se campeão em todos eles, exclusive 1916, com uma derrota.

Entre 1913 e 1919, o Remo disputou 51 jogos vencendo 43 vezes, empatando seis jogos, uma única derrota e um resultado (1914) contra o Panther que não existe registro. Cabe ressaltar que o título de 1919 foi 100% de aproveitamento, somente vitórias

Os maiores nomes dessa conquista, até hoje (2021) não igualada são: o defensor Lulu e o atacante Rubilar, os únicos a estarem presentes em todos os certames, além do goleiro Francelísio, campeão em 1918 e 1919 e que participaria de conquistas posteriores.

Tricampeão 1924- 1926

Em 1924, o Clube do Remo conquistou o seu oitavo título estadual, arrebatando ainda os campeonatos de 1925 e 1926, tornando-se tricampeão.

Três Campeonatos Estaduais na Década de 30

1930, 1933 e 1936 são os títulos da década de 30.

Nesse período, os maiores destaques eram: Evandro Almeida, Barradas, Samico, Osvaldo Trindade, Vavá, Evandro do Carmo, Saboía, e a famosa dupla de atacantes pela esquerda, Capí e Vevé, sendo que este último, depois foi atuar pelo Flamengo-RJ

Evandro Almeida, dedicou toda a sua vida ao Clube do Remo, ganhando assim a honra de nomear o Baenão: Estádio Evandro Almeida

O ÚLTIMO TÍTULO ESTADUAL AMADOR

O campeonato estadual de 1940 foi o último título do Clube do Remo, fase amadorista do futebol paraense. Os grandes nomes são o zagueiro Coelho, Poeira, Bendelaque, Sabóia e o goleiro Orlando Brito.

A partir de 1945 se iniciaram os primeiros contratos entre os clubes e seus jogadores. Marca o início da fase profissional do futebol paraense.

ACADEMIA DE FUTEBOL AMADOR

O critério utilizado para a escalação foi: participação em títulos; identificação com o Clube do Remo; tempo de permanência no Clube; e dedicação, garra e talento que demonstraram nas disputas.

Francelísio; Lulu, Coelho; Aimée, Barradas, Evandro Almeida; Formiga, Antonico, Chermont, Marinheiro e Rubilar.

FONTES

Livro : A História do Clube do Remo – Ernesto Cruz; e

Sites:

portalamazonia.com.br;

pt.wikipedia.org; e

viagem.catracalivre.com.br.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 20/04/2021
Reeditado em 20/04/2021
Código do texto: T7236608
Classificação de conteúdo: seguro