"LIVES" - A MODA DA VEZ !

"LIVES" - A MODA DA VEZ !

"Na Era da Comunicação instantânea tudo é irrelevante", escreveu alguém, não recordo o nome. Vou além... uma LIVE se justifica se propõe ALGO NOVO, porém se vai repetir o que outros tantos já disseram, a razão de existir é quase nenhuma ! O motivo principal para as LIVES foi o de dar espaço e VOZ a cantores e músicos, sem palco nem shows devido à "gripezinha chinesa". Pessoas do teatro, escritores, fotógrafos, pintores, até as Escolas "embarcaram" na boa idéia. Essas apresentações artísticas são "LIVES" durante o exato tempo em que permanecem "no ar", digo, NA TELA... após isso se tornam VÍDEOS COMUNS, iguaizinhos aos demais, gravados anos antes, meio século até. Ora, porque não se fazer tal entrevista sem tanta urgência, numa residência com 3 ou 4 pessoas, SEM PRESSA e depois editá-la de modo profissional ?

Assisti "meia LIVE" -- uns 20 minutos dela se tanto -- por sugestão de amigo Mestre "dans la France" -- esta do angoleiro e escritor Augusto Leal, aqui de Belém. Como não sei em que nível êle se insere como "capoeira", presumo que o convite para a tal LIVE tenha sido em razão de seus escritos... mas falou sem lhe questionarem coisa alguma, a "porta do Paraíso"!. Mestre "Laíca", presidente da FEPAC, em Belém, declara que é preciso "jogo de cintura" para sair-se bem de perguntas incômodas. Então, estou "lascado"... não tenho a menor paciência para provocações, em LIVES ou fora delas ! Por falar nisso, há bate-boca em LIVES ? (Menos de sertanejos, é claro !)

Vi e não gostei da tal LIVE do rapaz da UFPA... os apresentadores, muito simpáticos, gastaram 10 minutos em elogios mútuos e abraços para amigos, isso tudo GRAVADO para a posteridade. Onde é que nós estamos ?! Iniciem sua transmissão 15 minutos antes da hora oficial,"troquem figurinhas", cumprimentem mestres importantes e NA HORA MARCADA será iniciado o debate real. Ficamos "segurando vela" no que seria uma abordagem expressiva e virou "lançamento de confete" !

Como NADA me agrada, me incomoda nessas LIVES ver os entrevistados "olhando para baixo" o tempo inteiro, mais parecem réus condenados. Façam-me uma gentileza: ponham seus notebooks na altura do pescoço, assim a microcâmera ficará paralela aos olhos do palestrante e nós, espectadores, sem a sensação de que o depoente "está mentindo". Outra CHATICE: tela dividida ! Nos games, existe a escolha pela "tela cheia", talvez haja essa opção na LIVE. Nada é tão irritante como o sujeito "do lado" ficar mexendo em livros ou comendo biscoito enquanto o outro expõe seu pensamento.

Nos tempos de rádio-amador havia a expressão CÂMBIO, que informava ao interlocutor que o anterior findara sua opinião... por conseguinte não se falava ao mesmo tempo e nem havia aquele silêncio constrangedor ! Enfim, para não ficar "o NÃO-DITO pelo dito" (o povo inverte a expressão) declaro novamente que irei fazer a tal LIVE... só não sei dizer quando !

Meu amigo "parisiense" estipulou o tempo dessa futura LIVE em 90 minutos... duvido que eu tenha assunto para sustentar metade desse tempo. E vou falar de procedimentos antigos de uma região restrita (Belém / Ananindeua), isso porque deixei de acompanhar a Capoeira após 1993/94, quando meu irmão foi quase morto a pauladas -- num Centro dito Comunitário daqui do bairro -- tentando corrigir o comportamento de um mestre local, "rei da Angola". (?!) Ora, que interesse pode haver em tempos tão antigos ?! Ou, ainda, em época mais remota, os anos 70 no Rio, na Capoeira do Grupo Senzala, que foi só o que conheci ? (Visitei um Batizado de mestre "Pai de Santo" na Zona Norte mas de nada lembro, nem do bairro.)

TUDO o que vou falar já ESTÁ ESCRITO em meus textos postados no RECANTO DAS LETRAS, porém como o "capoeira" não gosta de ler, vamos à LIVE ! Questionei amigos sobre a utilidade das LIVES, a funcionalidade dela e já recebi resposta de alguns, que reproduzo neste artigo:

mestre "LAÍCA" (Luiz Nunes) - "Acha o encontro virtual mais prático do que o presencial, é muito útil e a experiência das 3 ou 4 LIVES que fez foi satisfatória"! Deixou de comentar que 1) poucos "capoeiras" têm PC, e 2) sem experiência prévia de como acessar a LIVE, o resultado fica prejudicado.

mestre FERNANDO RABELO - "Não leva muito a sério, acha a LIVE "meio conversa fiada" (traduzindo, "fofoca") mas certamente com as pessoas certas êle faria uma, embora não se veja tão conhecedor da Capoeira a ponto de "discursar" ! (*1)

Supuz que o contramestre SAN, do Grupo MUZENZA / Belém, jovem mestre (vai por minha conta) afeito às Redes Sociais, devia usar com frequência tal prática, mas me enganei. A meu ver, LIVE é uma "conversa de celular", embora mais restrita em termos de movimento físico, deslocamento. Seguem abaixo outros depoimentos, me enviados via Messenger:

c/m "SAN" - (terça, 4/maio, 19,02hs) "Já participei, no caso como entrevistado, já assisti várias e aprendi na maioria delas, algumas não foram proveitosas".

profa "ANGEL" (Cyntia Lobato) - LIVE É UMA FERRAMENTA excelente nos dias q vivemos. É cansativo para quem participa qdo não há um bom intermediador, é como uma Roda, se não tiver comando... já viu ! (fui) Apenas expectadora. Assisti as abertas e as com investimento ! (Ela comenta que, no Grupo onde está, o mestre sempre faz LIVES, tanto para conversas quanto para aulas.)

mestre DILSON BRITO - "Assisto às da Faculdade, são muito úteis, proveitosas... levanta-se a mão (?!) e faz-se a pergunta. Também vi LIVES dos mestres Tucano Preto, Sabiá e outros mais. Aprende-se muito"", afirma êle.

mestre "GUARÁ" (ECAP / Guaracy P. Conceição) - "Live nesse momento de crise, nos traz a possibilidade de entrar na roda de capoeira de maneira virtual. Cada um com sua experiência, sua arte e suas verdades . Lembrando sempre que na roda de capoeira, como na roda da vida . Cair e levantar faz parte do jogo. Nossa mestra Beth Carvalho nós trás essa reflexão em sua música Volta por Cima “ Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima". (via Messenger)

O escritor e crítico literário TOM FARIAS (RJ) me traz o depoimento mais longo, minuto e meio, embora conciso: "As LIVES estão muito pulverizadas (?!), mas atingem um grande público de várias classes sociais, sobre os mais diversos temas e ENSINAM realmente as pessoas. É uma ferramenta que veio para ficar, MUITO ÚTIL mesmo"! (grifos meus)

Portanto, as opiniões SÃO A FAVOR dessa modalidade... só me resta realizar a minha, esperando que "minha vidraça" seja à prova de "pedras" !

"NATO" AZEVEDO (em 4-5/maio 2021)

0BS: (*1) mestre Fernando Rabelo me enviou o depoimento abaixo, após o texto já postado:

"Hehe, mas há lives e lives. Em se tratando de capoeira, amo assistir, eventualmente comentar, aquelas feitas com mestres, mestras e pessoas com reconhecimento incontestável, seja por bons serviços prestados, seja por algum desempenho técnico. Também assistirei com gosto as das pessoas que fizeram pesquisas científicas envolvendo aspectos da capoeira.

E aquelas que nunca vi, mas que venham a expressar visão de terceiros, pais, outros profissionais, artistas, etc, a respeito da capoeira. Então, acrescento tais considerações ao meu comentário anteriormente expressado a vc, querido amigo Nato".