Capoeira: Quando o Mestre fala o Berimbau se cala!

Mestre Nilton da Hora

....e as vezes voçe coloca uma roda numa praça, voçe não vai mostrar o que há de pior para aquelas pessoas que estão ali a nossa volta, por que a roda á nossa volta, aquelas pessoas, elas são a parte mais importante do nosso show!

Quando nós colocamos uma roda na praça, em lugar público, aquela roda não pertence mais a mim nem ao meu parceiro de Capoeira. Nós temos por obrigação em zelar pela Arte Capoeira!

Como?

Ali virou uma amostragem, ali eu estou apresentando a minha Arte, o que eu sou, de bom ou de ruim. Por que ali ao redor não tem só pessoas leigas! ...voçe não sabe quem está ali e para aonde ele vai levar aquela sua apresentação, aquela sua amostragem da Arte! ...e se eu levo a Arte até onde o povo está, (#) vou mostrar o que há de pior?

Isto é uma falha gravíssima!!!

(Início em 7:08 minutos da Parte 1)

( a declaração completa começa em 6:20)

(#) Hoje via InterNET...... (Carioca)

Webserie Documental: Memórias da Capoeira de Ananindeua / Mestre Nilton (Parte 01, resumo)

Fonte:

Mac Iver Beckman

História

(resumo, parte 1)

Mestre Nilton Barnabé da hora

Faz Capoeira há 38 anos e tem 61 (2020)

* (1:25) ...certa vez eu vi meu pai conversando com outro cidadão e dizia que tinha uma luta chamada Capoeira e que se lutava, que iam lutar com esse nome que ele tinha dito, e eu coloquei no coração: quando crescer vou aprender Capoeira! (%)

(%) Esta importante frase mostra a coicedência de Mestre Sapo que ensinou/ensinava no Maranhão nesta época (?) ter no sobrenome o Barnabé!!!

* chegou no Pará com 12 anos e morou na Sacramenta por 10 anos e lá acompanhava a Capoeira

* Depois mudou-se para a Guanabara, onde conheceu mestre China, (também tinha vindo da Sacramenta) que tinha (lá na Guanabara?) criado o ALIANÇA NEGRA LISTRADA.

* Pagou sua entrada no Grupo do China na rua do Fio com 1 berimbau, isso em 1982.

* Foi aclamado mestre (em 2005, após 23 anos de Capoeira) pela comunidade capoeirista de Belém, Ananindeua e Marituba

* parte literária / 20 textos, mais 1 livro inacabado, "Berimbau de Barriga ....".

Tem manual de como tocar berimbau, o "TRÍPLICE GRAMA"

* criou um toque, o "Repicado" !

* (5:40)... a musicalidade abrange 80 a 90% de toda a Capoeira!

* É necessário conhecer um pouco de psicologia comportamental para entender a dificuldade de cada aluno.

* A Capoeira na Roda se divide em 3 momentos: brincar, jogar, lutar !

Parte 2

* (0,15) O Eu Bahia do Pará ele começou na Rua Jardim Esmeralda na casa do Francisco Assis que hoje é o Mestre Dobrado!

* (0:40) O Eu Bahia hoje (2020) é Eu, Francisco que é o Mestre Dobrado, Antônio que é o Mestre Antônio, Luiz Gomes, Laércio que é o Mestre Borrachinha, o Cadinho que ja é saudoso, Nailson que mora em Marabá se não estou enganado, José Viriato que é o Zequinha, Marcelo que é o Marcio, o Mestre Marcio que mora em Castanhal, e o Mestre Sadi! Nós éramos esses poucos guerreiros que restamos e apartir da gente surgiu 4 polos do Eu Bahia do Pará e esses polos eram grandiosos por que eram compostos por muitas pessoas, a Capoeira estava em expansão aqui em Ananindeua,... (&)

(&) Guanabara era Anannindeua nessa época!

*(1:45) Então a gente chegou em tal ponto que era im possível ter uma roda e não ter um jogo bonito, por que na verdade nós praticamos uma Capoeira diferente, com floreio, bem floreada, (quem conheceu sabe do que estou falando) e muitos capoeiristas mais velhos do que nós, tinham aquele preconceito, diziam que a gente fazia uma Capoeira de ventilador e que se eles partissem para cima eles iam vencer, mas nunca venceram!

* (2:20) Chegou um tempo, então começou um choque de idéias entre os professores! Cada um tinha a sua idéia dentro do grupo.... e a nossa arrogância causou a extinção da grande Associação Eu Bahia do Pará!

Com a Associação Eu Bahia do Pará nós ganhamos 90%, 99% dos Campeonatos em Belém, tanto na APC como no SESC/Doca.

*(3:28) ...mas a gente trabalhava muito duro para o Campeonato, para acontecer isso, eu era o Diretor Técnico, mas todos os professores trabalhavam juntos, com o surgimento dos polos, foram se separando,

saiu a concentração de ensino, que era: todos em um só lugar!

* (5:00) ...e a gente agradece muito ao Mestre China que nos deu um grande Ensino Técnico de Capoeira, temos esse grande legado deixado pelo Mestre China para nós!

* (6:00) ...mas ás nossas costas alguns dos membros diziam que o Eu Bahia era de uma pessoa, e nós os outros, que era de todos e isso causou indignação!

* (6:20) Quando chegou a primeira grande empresa de Capoeira, o Eu Bahia ainda estava compacto, sólido mesmo, e eles chegaram com a filosofia de entrar, invadir as academias, quebrar braço, quebrar pernas, e quem encarasse eles, eles tomariam o grupo, e isto virou uma coisa muito perigosa. Toda vez que eles diziam que iam em tal Grupo, o professor do Grupo vinha no Eu Bahia, que era um grupo com um grande número de pessoas com treino técnico e quando eles chegavam lá (#) nós estavamos prontos para eles. Teve um grande evento deles em Tucuruí e eles convidaram todos os que faziam frente contra eles aqui, (@) aí foi só eu e um professor do Eu Bahia, do resto mais ninguém. Chegamos e umas 11 horas os professores de várias partes do país nos convidam para uma roda no cais do porto, ja que o batizado só seria lá pelas 15:00. Falei para o professor que foi comigo:

se prepare que o pau vai cantar em cima de nós lá!

Chegamos la e eles botaram pra arrebentar mesmo, era só "matador" que veio de fora, matador digo assim, brigador de roda, então aconteceu isso.... polos do Eu Bahia aderiram a "nova Capoeira" que chegou com toda aquela violência que estava sendo apresentada, por que não veio uma Capoeira Pacifista, veio uma Capoeira de Guerra,

* (8:22) ...e aí começou a briga, pau, pedra, faca, tiro...(@)

Vendo isso eu me retirei, fundei a minha Associação e a falta de compreensão entre nós, gerou o afastamento dos professores da Associação Eu Bahia do Pará.

(#) Lá aonde? Na academia dele ou no Eu Bahia?

(@) Convivi com o Magrelo, o Cobra Preta e o Orelha e em nenhum eu vi esta belicosidade toda, mas quem conviveu comigo nas rodas da Praça da República, sabe que os arruaceiros vinham da banda do Mangueirão!

Parte 3

.... então o professor que foi comigo sofreu um perrengue por que ele se dizia dono do Eu Bahia e eles queriam "arriar" o "dono". Eles não jogaram Capoeira com ele! Eles metiam uma ponteira, ele se defendia, eles vinham com soco e galopante.

* (1:30) ....quando eles chegaram aqui eu desenvolvi um diagrama chamado Diagrama Octoplo, são 8 posições de ginga num só, a gente treina em cima e depois a gente desenvolve a movimentação, ele não fica parado.

* (2:30) ...mas a gente jogava Capoeira, de Capoeira para Capoeira, não era reunir dentro de um Grupo e surrar o cara!