Capoeira Muzenza: É BRINCADEIRA, TIM ,TIM, TIM...

É BRINCADEIRA, TIM ,TIM, TIM...

Já fui 4 vezes a Castanhal e sempre para um Batizado. Na primeira foi para um Batizado do Falcão , mas passei primeiro na sua casa aonde fui muito bem recebido e descobri uma camisa do Grupo Angolanos, possivelmente um dos primeiros ( com referência ao jogo) junto com o meu Angola Ginga a atuar no Pará, entendendo-se que o Angola Dobrada foi criado na Alemanha por Mestre Rogério.

No segundo Batizado tive a sorte de conhecer o famoso Mestre Jairo, o terceiro foi numa espécie de sítio e o quarto Batizado foi de impacto! Possivelmente foi mestre Joel que nos levou e andamos bastante por ruas e caminhos até chegar num barracão! Caramba, eu estava no barracão de mestre Waldemar na Bahia, com iluminação quase de vela, alunos e admiradores com roupa do dia-a-dia, num clima anos 50 por causa do chão de terra batida!

Via-se no rosto do professor (possivelmente Jacaré ou algo assim) amor, dedicação e principalmente alegria em repassar esta linda Arte! Indescritível a felicidade que transpareceu em sua face quando a pequena caravana "invadiu" seu humilde espaço. Aparentemente era uma graduação-surpresa mas que não o intimidou, pois ele tinha muita capacidade, conforme demonstrou. Ágil, com muitos recursos e pouquíssimos movimentos dessa "nova Capoeira" tipo padrão, demonstrou alta resistência, terminando o teste sem demonstrar cansaço!

Saí triste sabendo que dificilmente o veria novamente !

Escrevo esta em homenagem ao níver (07/02/2020) de Mestre Falcão de Castanhal e deixo esta mensagem que aprendi lá por 1960:

Nunca é cedo demais para aprender ou tarde demais para se arrepender!

Já para o maravilhoso Professor:

Vais ter que comer muito milho para chegares aonde o Periquito está!!!

x-x

Abaixo link com pequena mostra de novos sons começando no 2:00 minutos!

https://www.youtube.com/watch?v=S8bv88ulgaM