A verdade sobre:
                     
CUPCAKES!


                Cupcakes feitos por mim, Calada Eu, seguindo a receita básica
                                de Nega Maluca. Fácinho, fácinho de fazer! Voilá!


        

Brasileiro adora um modismo, não é mesmo!?Principalmente se vier do estrangeiro. E a última mânia é gastronômica e se chama: "CUPCAKE". 

Este bolinho do tamanho de uma caneca é muito popular nos EUA e Canadá mas sua origem é verdadeiramente inglesa.

Existe um registro com data de 1796 que menciona um bolinho assado em 'cups' (xícaras). O CUPCAKE era chamado de FAIRY CAKE (Bolo das Fadas) por ser pequeno e delicado. O bolinho estava sempre presente em todas as três refeições do dia, no chá das cinco e também não poderia faltar nos aniversários ou em qualquer outra festa inglesa. Tradicionalmente o bolinho era de baunilha com cobertura "Royal Icing" ou fondant mas com a sua chegada nos EUA, as donas de casa inventaram novas receitas das mais variadas e também criaram novas coberturas para enfeitar o bolinho que ganhou um tamanho maior e deixou de ser FAIRY CAKE. Americano faz CUPCAKE para 'Bake Sale', tipo uma venda de bolos, tortas, cookies e CUPCAKES nas escolas ou em associações para arrecadar dinheiro para viagens, festas de formatura, a compra de equipamento esportivo para os alunos, para o grêmio estudantil, etc. Se você for a qualquer supermercado nos EUA ou no Canadá, verá milhares de confeitos especiais para os CUPCAKES sem mencionar a imensa variedade de 'frosting' (coberturas) já pronto em latas, assim como o nosso brigadeiro pronto da Nestlé. 

Foi em meados do século XIX, quando o 'bolinho' chegou nos EUA e ficou popularmente conhecido como CUPCAKE por que todos os ingredientes da receita eram medidos por xícaras (cups), o que facilitava o seu preparo e deixava a dona de casa radiante e feliz. As medidas anteriormente eram em escala maior que dificultavam o preparo dos bolos caseiros. As receitas eram utilizadas nas padarias e confeitarias portanto complicava demais para a dona-de-casa calcular as quantidades e acertar direitinho nas medidas. A xícara virou uma grande aliada no preparo dos bolos e principalmente do 'Fairy Cake' ou CUPCAKE. O CUPCAKE deixou de ser exclusividade das confeitarias, aquele pequeno luxo do chá das cinco (os famosos 'tea parties') para ser feito em casa com o amor e carinho das mães, avós e esposas inglesas.

"The Oxford Encyclopaedia of Food and Drink in America" explica que o "CUP" teria na verdade um duplo sentido. Os bolinhos eram assados em pequenos recipientes, inclusive em xícaras de chá. As xícaras eram bem convinientes por que os bolinhos eram assados bem rapidinho enquanto um bolo grande levava mais tempo além de queimar  com muita frequência. Na virada do século XX, todas as casas tinham latas e era muito comum assar os bolinhos nelas.

O CUPCAKE provavelmente era também chamado de "Bolo de Número" por que havia uma forma simples em lembrar a receita: 1 xícara de manteiga, 2 xícaras de açúcar, 3 xícaras de farinha, 4 ovos mais 1 copo de leite e 1 colher de bicarbonato. A receita ficou conhecida como o "Bolo Um-Dois-Três-Quatro".

Os CUPCAKES são feitos basicamente do mesmo jeitinho. Não é preciso gastar muito com receitas prontas. Basta fazer sua receita básica de nega maluca, pão-de-ló, bolo de cenoura, etc. e quando a massa estiver pronta, é só colocá-la na forma própria para assar cupcakes. Melhor ainda é usar a forma especial de papel para cupcake-mini bolo para forrar a forma de alumínio ou teflon por que dispensa untar a forma e na hora de lavar  fica bem fácil. : )

Aqui no Brasil o CUPCAKE é considerado um bolinho fino e fofo pela garotada assim como pela mulherada toda. O preço? Creio eu que um pouco caro demais para nossa realidade. O CUPCAKE é  um verdadeiro coqueluche delicioso que arrasa nos 'happenings' do nosso dia a dia assim com nas grandes festas.

Long live CUPCAKES in Brazil!

 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 28/04/2013
Reeditado em 08/02/2017
Código do texto: T4264110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.