Curiosidades sobre o Dendê

De onde vem? Pra que serve? Em que usar?

* O dendezeiro é uma palmeira perene, com vida econômica de 25 anos

quando em exploração agroindustrial.

* O seu nome científico é Elaeis guineensis Jacq.

* Supõe-se que os escravos trazidos da África, principalmente de Angola,

Benin e Moçambique, tenham trazido sementes dessa espécie, o que deu origem aos dendezais subespontâneos que ocorrem na zona litorânea da Bahia.

* A exploração extrativa destes dendezais evoluiu para a implantação dos primeiros dendezais de cultivo no País, localizados nas regiões do Recôncavo Baiano e tabuleiros costeiros.

* O óleo de dendê, que, no Brasil, está fortemente ligado à culinária baiana ocupa o segundo lugar em volume comercializado, só perdendo para o óleo de soja

* É a oleaginosa cultivada de maior produtividade, chegando a produzir mais de 8 toneladas de óleo por hectare ao ano, com produção distribuída durante todos os meses do ano, sem entressafras, o que lhe confere atributos de grande importância econômica, ecológica e social.

* Dendê produz dois tipos de óleo de uso comum: o óleo de polpa (óleo de dendê) e o da amêndoa (óleo de palmiste); e um subproduto, a torta ou farelo de amêndoa.

* É excelente fonte de vitamina E, tocoferois e tocotrienois, betacaroteno e vitamina A.

* O óleo de dendê possui diferentes utilidades, tais como alimento, na

indústria (sabões, lubrificantes, detergentes, plásticos, cosméticos, borracha etc.), na siderurgia, na indústria têxtil, na óleo-química, em farmacologia e como combustível em substituto ao óleo diesel, em resposta ao previsível esgotamento das reservas mundiais de petróleo.

* Uso culinário: apropriado para fabricação de pães, bolos, tortas, biscoitos finos, cremes e pratos típicos, como vatapá e acarajé, entre outros.

Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros (2015)

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 23/02/2018
Reeditado em 23/02/2018
Código do texto: T6262316
Classificação de conteúdo: seguro