O empreendedorismo cultural de Eliosmar Veloso

É de conhecimento público que Gurupi é um grande celeiro de talentos culturais nas suas mais diferentes manifestações artísticas. A cidade sempre esteve na vanguarda dos movimentos culturais, antes mesmo da divisão territorial do estado de Goiás e que culminou com a criação do estado do Tocantins. Independente de ter ou não apoio do poder público, os artistas gurupienses, não esmorecem e vão à luta para difundir seus trabalhos.

E não são poucos esses artistas aguerridos. Eles já fundaram a Associação de Artes de Gurupi, a mais antiga do Tocantins, e a Academia Gurupiense de Letras, a primeira do gênero a ser fundada numa cidade do interior tocantinense. Nessas entidades, os artistas gurupienses se unem e dessa união, surge um vigoroso movimento cultural que potencializa o reconhecimento público dos artistas da cidade.

No campo da literatura, uma figura ilustre tem se destacado nos últimos anos. Trata-se do escritor, poeta, teatrólogo e editor Eliosmar Veloso, que em 1998 fundou a Editora Veloso, a primeira da cidade e que ao longo de sua existência tem contribuído para o surgimento de novos escritores no cenário literário tocantinense e que já conta com mais de 500 títulos publicados.

Veloso diz que muitos desses escritores já tinham trabalhos escritos, porém, por falta de apoio, seus trabalhos ainda estavam no obscurantismo, no fundo de uma gaveta qualquer. “O surgimento da editora possibilitou a esses escritores a publicação de suas obras e ter visibilidade junto ao leitor tocantinense”, ressalta Veloso.

O editor explica que a idéia de se criar a editora aconteceu por causa da dificuldade que ele mesmo encontrou para publicar seu primeiro livro. “Naquela época, não encontrei apoio e nem alguém que entendesse de edição em Gurupi. Foi aí que resolvi me especializar na edição de livros”, afirma. Veloso participou de vários cursos de capacitação na área para só depois, então criar a sua editora.

Dentre os livros publicados pela editora, um já ganhou contorno nacional. É a Antologia Veloso, publicação que reúne trabalhos em prose e em versos de autores de vários lugares do Brasil. Veloso conta ainda, com uma livraria virtual onde comercializa os livros publicados por sua editora.

Quem desejar conhecer um pouco mais do trabalho realizado por esse criativo empreendedor cultural de Gurupi, é só acessar o site www.editoraveloso.com.br

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 01/04/2012
Código do texto: T3588659
Classificação de conteúdo: seguro