Projeto Café com Letras movimenta escritores de Gurupi

A Academia Gurupiense de Letras (AGL) promoveu na tarde de domingo (20), a quinta edição do Projeto Café com Letras, que teve como homenageados o escritor e sociólogo Paulo Henrique Costa Mattos e o professor universitário Ubiratã Silvestre.

Na oportunidade, Paulo Henrique promoveu uma sessão de autógrafos de seu livro “A fronteira final da globalização”, publicado pela Editora Veloso, onde o autor faz uma análise do trabalho escravo na sociedade globalizada e aborda, de forma crítica, a questão agrária.

Mattos lembra que hoje, cerca de 40 mil pessoas estão em situação análoga a de trabalho escravo. E diante desse quadro ele defende que as terras nas quais fossem localizados trabalhadores em situação análoga a de trabalho escravo sejam destinadas à reforma agrária.

A AGL também fez uma homenagem ao professor Ubiratã Silvestre, do curso de Direito do Centro Universitário Unirg, em reconhecimento à sua contribuição no incentivo ao hábito da leitura na cidade.

O presidente da AGL, José Maciel de Brito destacou a importância do Café com Letras no contexto do movimento literário tocantinense, já que o evento possibilita uma discussão democrática e saudável sobre as obras de escritores regionais, além de permitir um maior congraçamento entre intelectuais, professores e amantes das letras na cidade de Gurupi.

HOMENAGEADA

A escritora Ednéa Rezende foi a escolhida para ser a homenageada na próxima edição do Café com Letras que acontecerá no mês de agosto. Titular da AGL, Ednéa Rezende é autora do livro de contos “Retalhos”, publicado em 2004 e tem participação em várias antologias literárias. Também é integrante da Academia Internazionale “II Convívio” di Poesia, Arte e Cultura, na Itália e é membro correspondente da Academia Literária Atibaiense, em São Paulo.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 22/05/2012
Código do texto: T3681793
Classificação de conteúdo: seguro