Utopia?Talvez...

Por Allan Garrido

O que faz a gente pensar e refletir nos faz, também, viajar, ir mais longe e enxergarmos mais além. Desbravar as páginas de um livro é um prazer incomensurável e que deveria cair no gosto de todos e fazer parte do cardápio degustativo das matérias e assuntos escolares. Utopia? Talvez...mas são de loucuras e de pensadores “doidos” que o mundo andou e caminha até hoje. Perseguidos, escorraçados mas suas idéias permaneceram e enraizaram.

Jovens e mais jovens com seus livros nas mãos, de preferência de autores brasileiros, discutindo, resenhando e expondo suas idéias críticas à respeito desse ou daquele livro que terminaram de ler. O que parece aquém do que esperamos não é tão ilusório assim. O que nós deveríamos fazer quando achássemos um gênio da lâmpada?Milhares de dólares, mulheres, riqueza?

Não, cultura, condições para que todos possam freqüentar cadeiras escolares com dignidade e escolas modelo, onde se projeta o gosto e a necessidade urgente de ler. A cultura enriquece, enobrece e faz com que a sociedade se ilumine pelo sabor das idéias. Teremos cabeças pensantes e governos muito melhor esclarecidos e direcionados para o bem comum da sociedade. Seremos nós que estaremos escolhendo com consciência quem melhor couber ao cargo político.

Mas nem tudo está perdido, embora nossos índices sejam desanimadores, uma geração de leitores vem surgindo e disseminando feito passarinhos que espalham sementes para fazer enraizar, crescer e multiplicar gerações que adotem a leitura como hábito diário. Milhares de blogs, sites e comunidades pipocam pelo mar virtual e com eles muitas pessoas começam a gostar e se interessar por livros e pela leitura. Será que viveremos uma época de revoluções onde a leitura e os livros vencerão? Utopia sonhar com tudo isso?Nem tanto...

Conheça a grande familia de autores que irá fazer a diferença no Brasil, espalhe, compartilhe, curta!

http://cna-clube-dos-novos-autores.webnode.com/