Nos últimos meses recebi três publicações, gentilmente enviadas por seus autores e organizadores, que demonstram a contínua expansão do poetrix em todo o território nacioal e a sua ampla utilização para o estímulo a um primeiro contato com a poesia e à produção literária, entre crianças e adolescentes.

A primeira delas é o livro POETRIX (Belo Horizonte: Dimensão, 2012), de José de Castro, escritor mineiro radicado no Rio Grande do Norte – com ilustrações de Santuzza Afonseca. Com um primoroso trabalho gráfico, a obra apresenta poetrix voltados para o público infanto-juvenil. De qualidade incontestável, a obra foi adotada pelo MEC para o PNBE 2013, devendo chegar  a todas as escolas públicas do país. Sinto-me especialmente honrado pela homenagem feita a mim, pelo autor, no livro. José de Castro também ministra oficinas de poetrix nas escolas da capital potiguar.

O caderno OFICINA DE POETRIX foi enviado pela escritora Thaty Marcondes e é uma coletânea resultante da primeira oficina realizada no Bando da Leitura, em Ponta Grossa, Paraná, com crianças daquela cidade. O trabalho apresenta definições poéticas e sobre o poetrix, além de obras dos jovens.

RENASCER é uma obra organizada por Carlos Alberto Fiore, de Limeira, São Paulo, realizado com jovens do Centro Comunitário do Jd. Odécio Degan, que atende crianças e adolescentes, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal, social, cultural e esportivo. O livreto traz poetrix elaborados por crianças de 6 a 13 anos e teve o apoio da Secretaria Municipal da Educação e do Projeto Canto de Mulher.

São iniciativas como estas, que acontecem de um extremo a outro do Brasil, que nos dão um especial contentamento, ao ver que, além de mais um gênero literário, um poetrix também contribuiu com uma função social e educativa, contribuindo para a transformação cultural e pessoal de jovens por todo o país.

Parabéns a José de Castro, Thaty Marcondes e Carlos Fiore pelos seus belos trabalhos!

Goulart Gomes


Goulart Gomes
Enviado por Poetrix em 02/07/2013
Código do texto: T4368119
Classificação de conteúdo: seguro