PLATÃO E A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

Platão, inegavelmente foi um dos mais importantes filósofos de todos os tempos. Pensador, fisicultor, escritor, crítico. Observem-se, como frutos concretos de seus legados, Academias de Letras, Academias Científicas, Academias de Ginástica, Academias Policiais, Academias de Cinema, Academias de Artes, entre uma infinidade de entidades, todas, de reais contribuições à organização, aproveitamento e evolução humana, social e governamental. Suas teorias, chamadas de platonismo, concentram-se na distinção de dois mundos: o visível, mundo dos reflexos, e outro invisível, mundo das ideias.

Em 01/01/2001, após estudos científicos e percebida a necessidade de abrigar congregar escritores reconhecidos e pensadores desconhecidos, no Brasil e exterior, cujas ideias dos últimos careciam tornarem-se públicas, e vir a ser uma ponte para a evolução do Ser, o escritor, professor Dr. Mário Carabajal, idealizou e fundou a Academia de Letras do Brasil – Organização Internacional de Cultura.

Em 2014, passados treze anos desde a sua Fundação, a ALB conta com seccionais em todos os Estados brasileiros, expandindo-se pela Europa, Oceania, Ásia, África, e Américas, do Sul, Central e do Norte.

É notável o crescimento da ALB e as publicações que surgem a cada dia. Ideias imortalizadas pelos pensadores Membros. Alguns, antes, sem espaço para a difusão e realização de seus sonhos e ideais.

Na ALB, escritores e poetas, cientistas, literatos ou sonhadores, não importando a divagação ou cientificidade com que escrevem, todos são respeitados e recebidos com aplausos. Uma vez diplomado o escritor, conta com o privilégio da vitalicidade, conquistando maior espaço dentro da à medida que manifesta boa vontade, humanismo, humildade, com visão isonômica e equânime do ser, do poder e sociedade.

A Organização, em suas máximas, é provida de argumentos e ideais que contestam quaisquer formas de manipulação, corrupção e ou locupletar-se ou exercício do poder/função e em especial, respeitando os direitos autorais sobre produções literárias.

O pensamento é o único bem concreto que possuímos. “O pensamento, é, isto sim, de fato, aquilo que de mais concreto o homem possui” (Mário Carabajal). Logo, deve ser respeitado.

Por mais que a escrita não siga os padrões literários relacionados à métrica, gramática ou ortografia, ainda assim deve ser respeitada, podendo o autor, com humildade, receber ajuda daqueles que melhor dominam as regras normatizadas.

A evolução se dá através da troca de informações. Portanto, se dirija ao seu semelhante com humildade. Falar pertence à esfera do conhecimento e ouvir é o privilégio da sabedoria.

Um sábio sabe o momento de ouvir e a hora certa de falar.

Platão, em sua imensa sabedoria escreveu:

-Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele.

Assim como Platão se interessou pela política ainda na sua mocidade, a ALB tem objetivos, propostas para um mundo mais civilizado e justo.

Lutamos contra tudo que não seja lícito, levando conhecimento através da escrita e ações humanitárias. Protestando com autoridade na qualidade de civis, num ato de amor e compromisso para com a Pátria e de amor ao Ser e a Humanidade.

Respeitamos as Leis Democráticas e as Leis dos Direitos Humanos Universal. Elaboramos projetos relacionados às causas existenciais da Organização e não locupletamo-nos financeiramente.

Os eventos relacionados à ALB são custeados pelos próprios Membros ou através de patrocínios, sendo os recursos canalizados sem quaisquer desvios aos fins de destino.

Na teoria de Platão, o mundo visível, na época atual, desperta o medo e provoca a fúria.

Novos pensadores lutam na tentativa de acalmar a fúria da Humanidade, provocada pelos distintos regimes de governo instalados Mundo. Inequivocamente, mesmo nos países democráticos existem ações ditatoriais.

É extremamente perigoso e difícil se viver na época atual, assim como o fora na antiguidade, quando Sócrates fora acusado de desviar os jovens, sendo preso condenado à morte.

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida, quando os homens têm medo da luz” ( Platão).

Isso comprova que a filosofia não morre, jamais. O homem, sim. Exceto seu pensamento, se Imortalizado pela escrita ou se precipitado em práticas e costumes, humanos, científicos e sociais.

O pensamento de Platão na antiguidade é prova viva de que hoje apenas aprimora-se o conhecimento, e novas ideias surgem, sempre baseadas na em milenares filosofias, com grande contribuição nos pensadores da antiguidade, através de pensamentos imortalizados por pensadores, filósofos e escritores, os quais, em suas respectivas época, marcam a história civilizatória humana.

Os pensadores modernos e contemporâneos, através de suas obras, são imortalizados e lembrados no próximo amanhecer, contribuindo ao ininterrupto despertar, sempre presente, nos eternos amanhãs, mais conscientes, fortalecendo as futuras gerações.

Todo escritor - livre pensador, poeta ou cientista, está convidado a participar da Academia do Escritor Brasileiro e Internacional, hoje uma família de Membros, confrades e confreiras, no Brasil e exterior.

Lutamos pela Paz e Evolução, Humana, Social e dos Sistemas de Governo Mundiais, desejando-se que ALB possa somar aos sublimes ideais Humanos que alimentam, motivam e conduzem o processo civilizatório do Homem/Mulher/Família sobre a Terra.

Branca Tirollo – Ph.I.

Academia de Letras do Brasil

limaodoce
Enviado por limaodoce em 21/04/2014
Reeditado em 24/04/2014
Código do texto: T4777267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.