Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ANUÁRIO DA POESIA PARAENSE

Literato atuante, integrante do quadro de Membros Correspondentes  da Academia Imperatrizense de Letras,  com sete livros publicados e com participação em mais de 60 antologias literárias pelo país afora, o poeta e jornalista Zacarias Martins, de Gurupi (TO),  é um dos autores que figuram com destaque no I Anuário da Poesia Paraense,  publicado pela Editora  LiteraCidade, de Belém do Pará. Prefaciada pela consagrada poeta paraense Olga Savary,  obra foi organizada pelo escritor Airton Souza e lançada no dia 05 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, de Marabá (PA), com trabalhos poéticos  de 50 autores nascidos ou residentes no Estado do Pará.
 
Zacarias Martins é natural de Belém, mas reside no Tocantins desde 1983, mesmo assim, ele mantém um movimentado intercâmbio com intelectuais e instituições culturais do Pará. O autor que participa com as poesias “Cala-te boca” e “A falta”, disse que se sente muito honrado  por participar dessa obra, principalmente, em poder figurar ao lado de grandes expressões da poesia paraense contemporânea.
 
“No ano passado, aceitei o convite do Airton Souza para participar desse projeto, pois sou conhecedor do trabalho  de fomento literário e de incentivo à leitura desenvolvido por ele  nas regiões  sul e sudeste do Pará. Trata-se de um trabalho que tem o reconhecimento público e vi nesse anuário uma boa oportunidade para difundir ainda mais a minha  produção literária”, afirmou Martins.
 
Ainda de acordo com Zacarias Martins, participar do I Anuário da Poesia Paraense, é de ser um reencontro salutar com suas raízes culturais, é  uma experiência  gratificante para a sua carreira literária, especialmente porque o aproxima de seus conterrâneos e irmãos de letras. “Fiquei muito feliz  com minha participação nessa importante obra. É uma forma  de também me reencontrar, ou seja, reencontrar  com aquele poeta  sonhador e inspirado, dos anos  de 1980, que começou sua carreira literária em Belém do Pará e depois ganhou o mundo, vindo parar,  finalmente, em terras tocantinenses”, concluiu o poeta.
Fonte: Portal do Amaral - http://zip.net/bvsRXP
Enviado por Zacarias Martins em 09/02/2016
Reeditado em 09/02/2016
Código do texto: T5538095
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Zacarias Martins
Gurupi - Tocantins - Brasil, 63 anos
157 textos (31375 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/09/20 21:18)
Zacarias Martins