NELCI LANÇA LIVRO SOBRE LAMPIÃO EM SANTALUZ NA BAHIA

O poeta, cordelista, Escritor e historiador Nelci Lima da Cruz, lançou à noite de Sábado, 28 de Abril de 2018, em Auditório da APLB de Santaluz, que contava com um público reduzido. Mais Nelci Lima da Cruz, autografavam exemplares do seu Livro em texto , Capitão Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o mais respeitado do Sertão, por isso o leitor intelectual deve ter esse Livro, que regionaliza também o nosso Sertão Baiano. E principalmente o município de Monte Santo Bahia, por onde passou Virgulino em 1930 e, em 1932.

Mais voltamos aquela noite de lançamento de 28 de Abril de 2018, ao deparar no interior da APLB, viam Mesas cheias de Livros, cordeis, quadros e Diplomas recebidos pelo autor Nelci Lima da Cruz que recebia os convidados esses fizeram partes da Mesa, poetas, Escritores, comerciantes e professores. Destacando-se a professora Universitária Jussara Secundino Nascimento Alves, que davam início a sua falação e fez uma reflexão sobre Nelci Lima da Cruz.

O mediador foi o Escritor e contista Epitácio de Carvalho, e fazia parte da Mesa o poeta, escritor popular e cordelista José de Jesus Ferreira de Monte Santo, esse leu essas estrofes de sua autoria e intitulada Homenagem no lançamento por esse cordelista. Saúdo a todos da APLB. Que apoia o Lançamento. Do Livro de Nelci Cruz. Em busca do conhecimento. Aqui em Santaluz Ba. Com todo o seu argumento. No município de Monte Santo Ba. Passou Virgulino Lampião. Leiam Leitores o Livro, é a minha participação. Já escrevi também cordeis. E pesquisei no Sertão. As passagens de Lampião. Artigo de minha autoria. Virgulino Ferreira da Silva . Foi cantada em cantoria muitos autores escreveram. E acusaram em poesia. Encontro nesta cidade. Chamada de Santaluz. Veio lá de Monte Santo. O poeta José de Jesus. E presente no lançamento. Ao lado de Nelci Cruz. Lendo texto da contra capa. Depara com o comentário. De José de Jesus Ferreira. Cordelista extraordinária. Já escreveu crônica e texto. Para Jornal Diário. Virgulino era cangaceiro. Mais existem defensores. Hoje tem muitos Bandidos. Terríveis fazendo horres. Das cidades as capitais. Há lamentos e clamores. Nelci Lima da Cruz. Agora o homenageado. A noite de 28 de Abril de 2018. Quando o seu Livro é lançado. Para quem gosta de ler. Deixando esse Legado. Finalizo esses versos. Valorizando o meu Nordeste. Pouco valoriza a cultura. O poder não investe. E o Escritor fica. Passando por este teste. Depois de lido por mim, houvem palmas por todos presentes inclusive pelos que faziam parte da Mesa.

Encontravam Mesas forradas de pano vermelho e amarelo e podiam ver muitos cordeis de Nelci Cruz, assim como livretos e cordeis do cordelista José de Jesus, que levou os seus cordeis e livretos para exporem naquele lançamento tanto esperando por Nelci e familiar em 28 de Abril de 2018, e a 90 dias dos 80 anos do assassinato de Virgulino e parte do seu grupo, no início da manhã de quinta-feira, 28 de Julho de 1938, em Angico, Porto da Folha - Se.

Antes de começar o lançamento do Livro do Escritor Nelci Lima da Cruz, animava o sanfoneiro (neném) e os artistas locais daquela cidade Luzense.

Mais as desmemórias das pessoas atrapalham ainda o interesse pela leitura, mas quero relembrar quem estava presente Júlio o (Julinho) o maior realizador de Reisado da cidade de Santaluz, e quadrilha Junina em 24 de Junho.

Enquanto exemplares do Livro de Nelci, encontravam-se a espera de novos leitores que prezam a leitura em geral.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 12/05/2018
Código do texto: T6334171
Classificação de conteúdo: seguro