COTIDIANO (26.10.2013) - SÃO GONÇALO: FRAGMENTOS DA HISTÓRIA

COTIDIANO

"La vida no es La que uno vivió, sino la que uno recuerda, y cómo la recuerda para contarla.”

Gabriel Garcia Marquez

SÃO GONÇALO: FRAGMENTOS DA HISTÓRIA

Queridos(as) Leitores(as); tive a imensa honra de ser um dos revisores da obra São Gonçalo: Fragmentos da História do querido amigo e colega do IFPB – Campus Sousa Josemar Soares. A obra é excepcional; e o lançamento que já é ansiosamente aguardado será no dia 17 de dezembro em solenidade na Unidade Sede do IFPB - Campus Sousa.

A obra, magistralmente escrita, é fruto de uma incrível pesquisa de campo, entrevistas com pessoas que viveram a época áurea do Acampamento de São Gonçalo, o surgimento da idéia da construção da barragem, a materialização da vontade, os estrangeiros, os trabalhadores, a vila cosmopolita, a vida social, o Instituto Agronômico... A conquista do espaço.

Época em que as pessoas sentavam à calçada para conversar, se ajudavam umas às outras, se reuniam para o jogo de futebol nos domingos e para as festas religiosas e sociais da comunidade, construíam com suas próprias mãos o seu destino, numa convivência, agora profícua, com um clima que anteriormente insistia em não entregar facilmente seus segredos, o temível semiárido.

Fragmentos da História nos traz, portanto, uma época de luta e de vontade onde se construíam amizades reais, comprometimento com os destinos comuns, a força do nordestino que busca produzir seu sustento na terra onde habita, mesmo diante de todas as dificuldades. O autor entrevistou inúmeros personagens desta epopéia chamada São Gonçalo, e estes lhe contaram todos os seus segredos mais bem guardados; percorreu os caminhos de terra batida que levam aos recantos mais longínquos do seu torrão natal, visitou núcleos habitacionais, sítios... Enfim, pode ser considerado um desbravador dos tempos modernos.

Apesar da vontade de continuarmos essa brevíssima análise desta empolgante e cativante obra literária não podemos falar muito para guardar todas as surpresas para o leitor que, com certeza, apreciará cada página como se estivesse saboreando um prato preparado com muita dedicação e zelo.

Porém, por mais que aqui nestas poucas linhas se dissesse, ao ler São Gonçalo: Fragmentos da História (volto a lembrar, será lançado no dia 17 de dezembro) o leitor pode ter certeza de que a comparação entre essas linhas e o conteúdo do livro seria bastante semelhante ao que ocorreu com o vinho nas bodas de Caná na Galiléia, conforme nos conta o evangelista João (Jo 2: 1-11): “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor (...). Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”

Parabéns Josemar, São Gonçalo: Fragmentos da História já é, indubitavelmente, uma das grandes obras de nossa literatura.

Tenham todos(as) um ótimo final de semana.

Fiquem com Deus!

Frank Wagner Alves de Carvalho
Enviado por Josemar Alves Soares em 29/08/2018
Reeditado em 06/09/2018
Código do texto: T6433267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.