Papiro Corações

O gênero conhecido como Sebayt (instruções) foi desenvolvido para comunicar os ensinamentos e orientações dos nobres famosos da época. Deste gênero destaca-se o Ensinamento de Ptah-hotep, que em trinta máximas expõe as reflexões do seu autor sobre as relações humanas. - Não seria ir tão longe pra ver o quanto a humanidade se encontra doentia. De fato, como o vento forte que bate nos cantos obscuros da terra e logo se vai sem olhar para trás a ver o rastro de desordem deixado, assim somos, na ânsia de engordar nosso orgulho. Deveras praticamos atos horrendos e prejudicador ao nosso semelhante sem sequer medir o prejuízo em que o deixamos. É de se admirar que no presente século quando deveríamos ser mais humanos nos tornamos inhumanos, inumanos ou, como quiserem, desumanos, crueis, desalmados, bárbaros ou mesquinhos, crus, desapiedados, ferozes e até inclementes, como relata o papiro Ipuur* onde um poema de lamentações descreve catástrofes e agitação social. Ipuur* reclama que o mundo está virado de cabeça para baixo e "exige" que o Senhor de Todos se lembre (como se o Criador se esquecesse de alguma coisa - Deus é perfeito) de destruir seus inimigos...

Breve trecho de meu livro "Os Cavernistas de Hoje - Primitivos espirituais no avesso da vida"

Paz seja com todos!

*é um papiro egípcio antigo em hierático (=relativo às coisas sagradas ou religiosas) feito durante a XIX dinastia.

*é muitas vezes apresentado na literatura popular como uma confirmação da história do êxodo bíblico.

*frequentemente aparece na literatura popular como uma confirmação do relato bíblico, mais notavelmente por causa de sua declaração de que "o rio é o sangue" e suas frequentes referências aos criados fugindo.

Iraldir Fagundes
Enviado por Iraldir Fagundes em 03/11/2018
Reeditado em 19/12/2018
Código do texto: T6493513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.