Magnum Opus

...

Espiritualmente podemos ver quão grande e gloriosa é a obra Daquele que com grande louvor trouxe à terra, a vida.

Espiritualmente porque ainda que a humanidade não aceite esse conceito, a essência do Criador está presente nessas duas criaturas; primeiro a criança na sua forma de pensar, de agir; personalidade infantil, que não sabe falar, que não sabe ouvir nem tão pouco decidir.

Depois, homem; formado, capaz de pensar, de falar, de ouvir e por fim decidir; isso é vi-da e por incrível que pareça, na Visão do Céu.

É essa a vida a que me refiro.

Uma vida que mesmo dolorosa e sofrida tem como alicerce a essência do Criador; lembrando uma composição musical quando diz: "já vi fogo e terremoto; vento forte que passou; já vivi tantos perigos; a Tua voz me acalmou".

Deveras não são flores somente, mas como eu disse em meus escritos anteriores, espinhos também fazem parte da construção dessa vida que, aliás, muito mais espinhos têm.

Mas é justamente por meio destes pontiagudos espinhos, ora cravados em nossas frontes, que aprendemos a sublime missão da vida.

Espinhos machucam e deixam cicatrizes; ferem e derramam sangue.

Sim, dilaceram, mas, sobretudo nos transformam e faz ver quão importante somos aos olhos magníficos do Criador.

É através deles que criamos raízes profundas a nos sustentar e levar a caminharmos nessa estrada cheias de tropeços, de obstáculos; ora calor escaldante, ora tremendas tempestades que ardentemente lutam para nos impedir de conquistar e fazermos a nossa história.

"Se eu esperasse somente desta vida,

seria o mais miserável dos homens"

Escreve-se de um homem que mesmo na prática diária do bem; gentil, amoroso, perdoador; sensível às dores humanas, misericordioso; um homem que fora capaz de tocar nas feridas do leproso, ora motivo de preconceitos; de sentar à mesa com aqueles que o rejeitavam, que se curvou para lavar os pés àquele que em seu coração planejara o entregar as autoridades da época; sim, é nesse contexto que esse, quando criança conforme ressaltei, fora perseguido quando deveria estar correndo atrás das borboletas, atrás dos pássaros, contemplando a beleza das flores; esse fora perseguido, mas nem por isso, lembre-se, nem por isso deixou de amar àquela que o rejeitara; a humanidade.

Tamanha era a ira do seu opositor que receoso em perder a sua posição o perseguia de morte quando ainda criança, o que vale dizer que muitos, ancorados em seu poder, na sua posição social elevada não se importam em estar praticando a injustiça ante ao seu semelhante causando terríveis danos e dores ainda maiores, àqueles menos favorecidos.

É dessa vida que falo.

Dessa que mesmo sofrida, caminha olhando para o alvo, para o objetivo, para o triunfo, honrando e sendo honrado pelo Soberano Criador.

"Se eu esperasse somente desta vida, seria o mais miserável dos homens" diz o Poeta; vale dizer que a vida não se resume apenas nesse tempo material onde mais de noventa por cento da humanidade, suas vidas nada mais são que conquistas materiais, não considerando, no entanto, que tudo passa, que "tudo com o uso se destrói", e que "as coisas são temporais".

Logo, a nossa visão não se deve restringir apenas no "agora" que passa rapidamente sem muitas vezes percebermos, como o vento que sopra ao nosso lado direito e retorna ao esquerdo sem que notemos sua presença.

Nisso diz o pregador: “... não é comida, nem bebida, mas gozo, paz e alegria no Espírito de Deus"; são essas a importância maior da vida.

Fui criança um dia e sendo criança pensava como criança. Passou tão rápido...

Sim passou; passou e o que conquistei durante esse tempo que posso levantar meus braços ao céu e dizer: eu conquistei isso ou aquilo? Prefiro dizer: Nada!

A minha conquista foi o que o mundo tem rejeitado a milhares e milhares de anos; a Vida com Deus.

Esta sim é a maior conquista; esta sim é a verdadeira vida.

Os dias vêm e vão; passa-se um dia, chega-se outro dia que também passa.

Os dias são como o vento que passa lentamente sem percebermos; como a cera que se derrete ao sol do meio dia.

Aquilo que é, um dia foi e tornou a ser.

Passa-se um tempo; chega-se outro tempo, e a vida?

A vida continua, quer queiramos ou não.

Abraços! Deus que te abençoe.

*Magnum opus (plural: magna opera, também opus Magnum / opera magna), em latim, significa grande obra. Refere-se à melhor, mais popular ou renomada obra de um artista ou pensador.

Iraldir Fagundes
Enviado por Iraldir Fagundes em 17/11/2018
Reeditado em 19/12/2018
Código do texto: T6504866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.