A letra G - Maçonaria ...

O Universo é extremamente grandioso, completa o firmamento infinito e as estrelas cintilam. Imensa sabedoria e infinita força de Deus, o misterioso poder que controla a distância que separa as estrelas mil.

Nem cientistas conseguem esclarecer o que rege a gravitação universal, e apesar de parecer misterioso é a concretização do amor de Deus.

Oh, amor divino, oh amor de Deus – preenche o Universo magnifico, realiza este mundo grandioso e o que une todos os seres é o amor de Deus.

Este Universo magnifico não existiria sem o imenso amor de Deus.

Nem este belo mundo de harmonia onde vivem como irmãos os Filhos de Deus.

Oh, Deus, fonte da minha vida, sua força vivifica todo filho de Deus.

Eu vivo aqui a vida de Deus.

Este hino Da Seicho No Ie, de Mashasaro Taniguti, vem mostrar a grandiosidade de Deus e o poderio conferido aos astros e planetas que vivem a sua caminhada pelo Universo e tudo muito bem cronometrado, que não se chocam e convivem harmonicamente entre si na mais perfeita ordem.

Voltando ao enunciado da letra G na representação simbólica do Grande Arquiteto do Universo – Criação e Criado é nos inserido no contexto, “O Reino de Deus está dentro de vós”, nas circunstâncias e representatividade da letra G no templo.

A seguir... texto por Adolfo Bezerra de Menezes, editado na Revistas Consciência, edição 131 de 2017, como segue:

A letra G ocupa um lugar eminente na Maçonaria, sendo um Símbolo Sagrado para os Obreiros da Arte Real.

Mesmo aparecendo no centro da Estrela Flamejante, sua existência entre os Símbolos Maçônicos é muito mais antiga eu o pentagrama pitagórico, que só foi introduzido nos trabalhos na metade do século XVIII, enquanto a letra G já era citada no século XVII, inerente ao fato de ser um signo ou hieróglifo, que se identifica muito bem com a letra G do alfabeto latino.

A letra G é a terceira letra do alfabeto primitivo e expressa, hieroglificamente, a mão semicerrada, como a colher algo, e representa a garganta (M J Outeiro Pinto)

A garganta é o lugar onde se forma e se corporifica o Verbo ou a Palavra, nela concebida por meio da Mente. É o Verbo que se faz carne, é o mistério da geração, em virtude do qual o espírito se une à carne, e mediante a qual o Divino se transforma em humano. É, enfim, o filho, a Humanidade e o Cosmos.

Na Maçonaria a letra G é uma modificação do círculo (número zero) e representa o Grande Arquiteto do Universo, representa o “ciclo do Tempo, perpetuamente emanado e devorado pela Eternidade, imagem da Força Criadora que se manifesta do estado potencial latente”. Em última palavra, o Zero é o símbolo esotérico que representa Deus, Criador incriado, a Causa sem causa, de onde tudo se origina, e que ainda é imanifestado, “paira” no Espaço ABSOLUTO (Boanerges B Castro). G significa o organismo em função, é o dinamismo vivente. No Plano Espiritual é o poder da expressão. No Plano Mental é a Trindade que representa o Espiritual, o Mental e o Físico. No Plano Material é a manifestação, a geração dos desejos, ideias e atos, que expressam om gozo do exercício de nossos atributos.

Nos ritos atuais, o significado da letra G é estendido em cinco palavras que se tornam símbolos para profundos estudos ao Grau de Companheiro: GEOMETRIA, GERAÇÃO, GRAVIDADE, GÊNIO e GNOSE.

A letra G significa GEOMETRIA na Ordem Maçônica, simbolizando Deus, o Grande Geômetra, por significar a obra divina do equilíbrio e da harmonia do Universo.

A letra G se acha exatamente no centro do pentagrama, e é digno de nota que, se inscrevendo no mesmo a figura humana, tal centro corresponde exatamente às partes genitais. Isto demonstra a evidência da letra G com o gênesis e a geração em todos os seus aspectos, representando em primeiro lugar o Centro Criador, origem de toda manifestação às diferentes expressões da Força Criadora, manifestada tanto no homem como nos demais seres viventes, por meio dos órgãos da geração.

A mesma raiz de geração se acha expressa no grego Geo, que significa “terra” no sentido de “geradora” ou “mãe dos viventes”, ou seja, em seu sentido mais amplo: Estudo das Leis ou Princípios Matemáticos Fundamentais, que constituem a medida interior da criação manifesta (mundo fenomênico).

No GÊNIO encontramos a mais elevada e sublime manifestação da geração: a criação ou produção do que pode haver de mais belo, atrativo e agradável, de tudo que eleva ao homem e o conduz mais próximo de sua natureza divina. A Ciência, a Arte e a Religião, em todos os seus aspectos, são igualmente obas do Gênio do homem, da genialidade humana. O cultivo do Gênio deve ser, pois, o objeto fundamental do Companheiro, já que unicamente na medida da\ qual seu próprio Gênio se manifesta, pode verdadeiramente aspirar ao Magistério e chegar a realiza-lo. Este é o sentido de sua regeneração, por meio da letra G, ocultada e revelada na estrela flamejante de seu Ideal.

A etimologia de GNOSE mostra o estreito parentesco entre as duas classes de ideais que se agrupam nos dois verbos “engendrar”e “conhecer”. A raiz gno do grego gnose e do latim gnosco ou cognosco é muito semelhante à raiz gê ou gen, da qual deriva geometria. Efetivamente, todo processo de conhecimento é uma interna “geração de ideias”, uma geração que se produz na mente (grego metron – “medida”): “mãe das ideias”. Gnose é sinônimo de conhecimento ou ciência (scire – “conhecer, saber”) referindo-se ao conhecimento profano e à ciência ordinária, porém é consciência interior da realidade e, portanto, patrimônio e prerrogativa dos Iniciados na senda da Verdade.

A aquisição da Gnose, por meio do Gênio individual, será por consequência, objeto dos esforços do Companheiro, esforçando-se em interpretar, com seu estudo e prática da Geometria, o Grande Mistério da Geração Universal.

A Gnose conduz a reconhecer a Lei Universal da Gravitação que para o Iniciado tem um sentido que abarca o domínio moral e espiritual, numa compreensão mais perfeita daquela Realidade. A Força da Gravidade é Lei de Amor ou atração Universal, que conduz toda coisa e impulsiona todo ser para aquele centro em que cada qual reconhece ser interiormente uma vida mais profunda, ativa e real.

A Lei da Gravitação tem de ser praticamente uma constante elevação ou edificação de ideais, pensamentos, palavras, propósitos e ações. Deve ser construída sobre a Lei do Amor que une todas as coisas por laços invisíveis de sua unidade originária, e as atrai mutuamente segundo suas reciprocas afinidades para uma finalidade harmônica.

A compreensão da Lei da Gravitação abre a Mente do Iniciado à Graça Divina, e o faz partícipe de todas as Bênçãos, das quais a Suprema Realidade é Causa e Fonte Perene: sintonizado com a lei do amor se estabelece de uma atitude de não resistência e ativa e sincera benevolência; assim se chega a mais perfeita harmonia com o Universo, e se transforma no canal para a manifestação da Graça, da Sabedoria e de todos os Bens, uma expressão sempre mais elevada e radiosa da vida Uma, da qual é Centro, Veículo e Instrumento.

Esta transfiguração do ser humano é fonte e origem de Beatitude: aquele contentamento contínuo, aquela felicidade inefável que pertence ao ser e que é manifestada em nosso interior, segundo logramos estar em harmonia com o mais elevado de nós. O Iniciado que se realiza em si mesmo, realiza a grande obra que é constantemente o objeto final de todos os Mistérios e segue sendo meta suprema da Maçonaria: adquire aquela paz sublime que se estende sobre ele como um Manto de Glória, de modo que, quando a letra G revelar-se individualmente em seu sétimo sentido, prêmio e resultado do perfeito conhecimento, cessaremos de ser homens, havendo realizado o supremo Magistério, que leva consigo a conquista da Imortalidade sobre a terra e o domínio completo sobre toda natureza.

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 16/05/2019
Reeditado em 08/07/2023
Código do texto: T6649090
Classificação de conteúdo: seguro