As nossas atitudes e consequências - Maçonaria

Fraternidade, Liberdade e Igualdade – Os três pilares da Maçonaria (inspirados na Revolução Francesa de 1789) nos levando a nos ater às responsabilidades que assumimos quando aceitamos o convite, os trâmites legais e, enfim, nossa iniciação.

Responsabilidade porque doravante seremos vistos com outros olhos pela sociedade. Comprometemo-nos a trilhar os caminhos da Virtude, e quaisquer deslizes cometidos refletirão no todo em razão do decréscimo na Instituição pelo advento de suas escolhas e para fazer parte da ordem nos seus trâmites, segurança ao admitir novos obreiros.

Se baseando então no ditado popular “uma batata podre dentro do saco acaba deteriorando as demais”.

O Maçon. acaba tendo que ser exemplo na sociedade aos demais membros porque qualquer deslize, coloca em cheque o nome de todos e da Instituição. Devera estar sempre no caminho da Virtude. A seguir passo texto do Irmão Ademir Batista de Oliveira, publicado na Revista Consciência, dá qual é editor, edição 137 de 2018, como segue:

“ Liberdade

Nós temos toda liberdade de escolha e uma delas é tomar muito cuidado com nossos atos e atitudes. Esta escolha, com certeza, irá de encontro comas consequências que poderão ser boas e quanto ruins, tudo dependendo da nossa intenção. Vejamos a nossa:

Nós tivemos a oportunidade da nossa Liberdade de escolher nosso caminho e, muitas vezes, esquecemo-nos de nossas ações que irá refletir no retorno destas atitudes, e deixamos muitas vezes com certas situações de facilidade ou até de dificuldades. E esquecemos que tudo volta, e é nessa volta que iremos refletir do porque de algumas vezes tomamos atitudes que irão nos deixar alegres, outras vezes tristes, onde principalmente nós, que temos o privilégio de sermos escolhidos para a Ordem Maçônica, de agirmos mais com a Fraternidade dentro de nós POR QUE.

Igualdade

POR QUE nós quando estamos em PÉ é a ORDEM e nos movemos para dar o primeiro passo ao desconhecido, fazendo este como se fosse e é o CINZEL do nosso caminhar da nossa trajetória de vida. POR QUE no milésimo de segundo adiante nunca iremos ter a certeza de estarmos vivos, e de que a Liberdade que tivemos a oportunidade de ver, caminhar, escolher, acordamos e poder enxergar a natureza com fraternidade entre nós, POR QUE sem menos esperar, iremos partir para a IGUALDADE.

POR QUE este milésimo de segundo nunca saberemos quando será. Então se todos nós agíssemos com o equilíbrio na Liberdade, Fraternidade e Igualdade será, sem dúvida, o último passo do nosso cinzel da vida que nos irá acontecer.

É neste momento que devemos procurar manter o equilíbrio de nossas ações para que não possamos nos arrepender mais tarde. Procuremos conter-nos e elevarmos o pensamento ao discernimento e à sabedoria a fim de que nossas atitudes amanhã, não venham à tona com a vaidade do nosso ”EU”, desmoronar nossa passagem nesta vida. Porque daqui nada irá conosco em nosso caixão e que antes do retorno à nossa última morada nesta encarnação, irá ser iluminada por luzes de velas que apagaram com o vento.

Vamos procurar segui em paz com nossa consciência, e procurando sempre implantar o bem e a alegria ao nosso redor.”

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 17/05/2019
Reeditado em 08/07/2023
Código do texto: T6649907
Classificação de conteúdo: seguro