(Pseudo) HIPARCO OU DO AMOR À GANÂNCIA

Tradução comentada de trechos de “PLATÓN. Obras Completas (trad. espanhola do grego por Patricio de Azcárate, 1875), Ed. Epicureum (digital)”

Além da tradução ao Português, providenciei notas de rodapé, numeradas, onde achei oportuno abordar pontos polêmicos ou obscuros. Quando a nota for de Azcárate, um (*) antecederá as aspas.

Na série que envolve as obras provavelmente inautênticas (identificadas pelo prefixo (Pseudo) no título), dou minha opinião pessoal ao final, contextualizando o escrito face à obra platônica canônica.

(*) “O nome do diálogo deriva de Hiparco, filho de Pisístrato, tirano do século VI a.C., estranhamente exaltado por Sócrates.”

(*) “Tal é a mesquinha substância desta composição, breve e superficial, atribuída por alguns críticos a Símon o Socrático, e que entende-se perfeitamente por que possui origem tão obscura e incerta.”

“SÓCRATES – (...) Desde então cessaram de se admirar os sábios preceitos de Delfos: Conhece-te a ti mesmo, nada em demasia e outros semelhantes; porque acharam que o que Hiparco dizia era mais sábio. Os transeuntes que liam essas inscrições recobraram o gosto perdido pela filosofia; havia quem viesse dos campos para aprender mais sobre esta arte graças a este célebre político. As inscrições, por sinal, eram duplas: do lado esquerdo da coluna situada entre a cidade e tal ou qual distrito estava gravado o nome de Hermes, e do lado direito lia-se: Monumento de Hiparco: Caminha pela senda da justiça. Muitas outras inscrições, belíssimas, eram encontradas em outras colunas. Na da via Heriaca, p.ex., lia-se: Monumento de Hiparco: Não enganes teu amigo. (...) Depois de sua morte, os atenienses sofreram durante 3 anos a tirania de seu irmão Hípias; mas a tradição me diz que foram estes os únicos três anos em que Atenas sofreu deste mal, porque antes pouco faltou para que os atenienses cressem estar vivendo num novo reinado de Cronos (Saturno).¹ Conforme os testemunhos mais dignos de fé, a causa da morte de Hiparco não foi, como se divulga, o afronte feito à irmã de Harmódio.(*) Isto é uma falácia! Eis a verdade: Harmódio era o amado de Aristógito, sendo correspondido. Mas este, orgulhoso de sua conquista amorosa, creu ter em Hiparco um grande rival e obstáculo. Fato é que após um tempo Harmódio se apaixonou por um dos mais belos e nobres jovens da época, cujo nome eu ouvira falar, mas no momento se me olvida. Este jovem entrou em contato com Harmódio e Aristógito em conversações filosóficas, muito admirando-lhes a sabedoria; com o decorrer dos acontecimentos, entretanto, tendo sido o coração deste jovem conquistado, por sua vez, por Hiparco, para suprema ironia do destino, o rei foi assassinado, pelo ódio que seu feito instilou tanto em Harmódio quanto em Aristógito.

O AMIGO – Todavia, Sócrates, me parece que não me consideras teu amigo, ou que, se assim me consideras, não obedeces ao preceito de Hiparco. Porque não posso deixar de pensar que de uma forma ou de outra tu me enganas neste particular.”

¹ Era de ouro da idade mitológica.

(*) “Motivação preferida pela historiografia. Tucídides corrobora esta <versão falaciosa>, segundo este Sócrates de Pseudo-Platão. E ainda afirma que Hípias teria sucedido diretamente a Pisístrato, tendo Hiparco morrido sem que reinasse um só dia sobre os atenienses (Livro VI, 54-ss.).”

“SÓCRATES – Pois bem, te concedo esta proposição. Quero que tal ganância seja um bem, e tal ganância um mal. A ganância boa não é mais ganância que a ganância má, correto?”

“SÓCRATES – Aquele possuído por uma ganância honesta não lucra mais que aquele possuído por uma ganância culpável, porque um não é mais ganancioso que o outro, segundo convimos.

O AMIGO – De fato.”

“SÓCRATES – (...) Quando dizes que a boa ganância e a má ganância são ganâncias por igual, que é que vês nelas que seja semelhante e que te autorize a chamar ambas de ganância? E, se não tens contigo uma resposta de imediato, escuta o que vou dizer. A ganância, não é ela aquilo que se adquire sem gastar nada, ou então gastando muito pouco, recebendo, em contrapartida, sempre bem mais do que aquilo que se investiu?

O AMIGO – Eis a minha própria definição de ganância, justamente o que disseste.”

“SÓCRATES – Logo, o valor é o que constitui a ganância, independentemente da quantidade, seja grande ou pequena, e o que não tem valor não é de nenhum proveito.”

JULGAMENTO DA AUTENTICIDADE DA OBRA

Nada a acrescentar às observações antecedidas por (*), que resolvem a questão, a não ser um leve endosso: se se tratasse de um diálogo efetivamente edificante e de nível platônico, já sabemos que talvez a posteridade ainda assim o censurasse – e a obra quiçá se perdesse para nós – devido ao trecho explícito sobre pederastia como prática lícita.