O "BUEN CAMINO" DE JOSETTE LASSANCE

Representante destacada da literatura paraense na atualidade, a escritora Josette Lassance está com novo livro na praça. Trata-se de “Buen Camino - Relatos de Viagem" (Editora Pakatatu). Trata-se de relatos de viagem em que a autora se revelou como um chamado xamânico para sua escrita. É a primeira vez que se arrisca a escrever sob o impacto de longas caminhadas pela Europa, fazendo relatos desde sua chegada à cidade do Porto, em Portugal; sua passagem por Paris, Barcelona e a longa jornada aventureira pelas estradas da Galícia, no interior da Espanha e países bascos.

PEREGRINAÇÃO LITERÁRIA

Josette passou por frio, medo e exaustão, cometida por uma cirurgia na coluna vertebral anos antes de sua viagem, teve que fracionar os dias de peregrinação, precisando algumas vezes dormir noites seguidas nos pequenos pueblos (vilarejos) da Galícia e demais regiões. Lá vivenciou maltrato de animais, preconceito por ser brasileira e picadas de insetos. Peregrinar é um ato solitário onde concentração e reflexão predominam. A “pequena” viajante fez a peregrinação por três vezes, incluindo a travessia dos Pireneus, a partir de Jean Pied de Port, no caminho francês, chegando a Roncesvalles, hospedando-se no grande e imaginário hostel de pedra, antigo monastério.

CREDENCIAIS DA AUTORA

Josette Lassance é natural de Belém. Formada em História e Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-graduada em Artes pela Universidade Estadual do Pará (Uepa), publicou "Vida de Bruxa" (poemas), "Os Gatos Nus Passeiam sobre os Telhados Sujos", "Galeria dos Maus", "O Prédio", "Os Cinco Felizes", "Crônicas, Sonhos e Cafés" e participou de coletâneas e feiras literárias. Em 1979, tive o prazer de organizar juntamente com Josette Lassance, a primeira edição da “Chuva de Arte Amazônica”, na capital paraense, e que contou com a participação do premiadíssimo jornalista e escritor Lúcio Flávio Pinto, Edgar Augusto Proença, Januário Guedes, dentre outros.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 14/11/2019
Reeditado em 14/11/2019
Código do texto: T6794639
Classificação de conteúdo: seguro