GPL – GRUPO DE POETAS LIVRES (*)

A poesia e a música entraram em minha vida quando eu tinha apenas sete anos de idade, em 1966. Na adolescência, década de setenta, comecei a compor poemas e a musicá-los na companhia do meu dileto violão. Depois, no transcorrer dos dias e dos anos, os poemas e as canções foram brotando naturalmente como água da fonte, sem parar, ininterruptamente. Mas após, já na fase adulta, eu sempre tinha dúvidas: “Será mesmo que eu sou um músico e um poeta?”

E a vida respondeu-me pois, já na década de oitenta, mais precisamente em 1987, participei do II Festival Interno da Canção da ASTJ (Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina) e classifiquei canções e letras de minha autoria! Depois vieram outros festivais da canção com minhas canções classificadas.

Em 1996 veio a classificação do meu poema “Saudades” num concurso literário, a nível nacional, promovido pelo “Grupo Brasília de Comunicação, em Brasília – DF

Em seguida associei-me à ACPCC (Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses). Após classifiquei também poemas meus - “Direitos Humanos” e “Burrice Doutorada” - em concurso de poesias em São Paulo – Capital, vindo a participar de duas antologias promovidas pela editora responsável. Depois fui convidado e aceitei ser acadêmico da Academia de Letras de Biguaçu - SC. Em 2009 também participei da Associação dos Escritores da Região da Grande Florianópolis.

E, finalmente, em 2010, cheguei à conclusão que eu queria mesmo era ser um poeta livre, autêntico, sem amarras ou algemas psíquicas com nada e com ninguém - sem nenhuma influência de quem quer que seja - e que o meu estilo próprio também cooperasse para harmonizar e incandescer o coração das demais pessoas, dos demais seres humanos desse nosso querido planeta Terra!

E foi aí que nasceu a ideia de associar-me ao “GPL – Grupo de Poetas Livres”, cujo nome significativo coincidia com o meu pensamento, com o meu propósito de ser e de agir no cotidiano. E aqui estou, neste 5 de setembro de 2019, data de nascimento da minha eterna amada mãe - “Ondina Barreiros Fortes” -, de cujo ventre nasci, feliz e muito amado e este estado de espírito trago comigo até hoje, esperançoso de que a felicidade seja uma constante no coração das demais pessoas! E para cooperar com este propósito e concretizar essa felicidade plenamente desfruto da companhia de poetas inspirados do “Grupo de Poetas Livres – GPL -”, que são fonte de alegria, entretenimento, troca de experiências, informação, amizade e amor!

Gratidão ao GPL!!!

Que a felicidade seja um estado de espírito constante em meu coração e no coração dos poetas do GPL e das demais pessoas que a buscam.

Assim seja!!!

(*) GPL – GRUPO DE POETAS LIVRES (Entidade Literária localizada em Florianópolis – SC – Brasil)

O GPL nasceu,

O GPL chegou

de mansinho e agradou,

com seus versos abertos,

livres, rimas soltas,

sem nenhum compromisso com tristeza,

melancolia ou rancor!

O GPL é só alegria!

O GPL é só inspiração!

O GPL é só harmonia!

O GPL é só gratidão!

O GPL é só amor!

O GPL é só poesia!