O Prefácio de Capitu

Quase todo mundo conhece o romance de Machado de Assis (1839-1908) "Dom Casmurro", história narrada em primeira pessoa pelo personagem Bentinho, advogado, que casara com a vizinha e sua namorada de adolescência, Capitu, a mulher dos "olhos de ressaca".
Esta obra gerou longa polêmica, porque no fim Bentinho acusa Capitu de traí-lo com seu melhor amigo, Escobar, que recentemente morrera afogado. E que o filho do casal, Ezequiel, não seria de fato de Bentinho.
A polêmica é se Capitu realmente traiu Bentinho ou se tudo não passa de calúnia. No livro de Machado a Capitu nega terminantemente o adultério, mas afinal ela tem pouca voz na questão; o casal se separa e ela vai para a Europa, e nunca mais se reencontram. O romance é, de fato, bastante favorável ao marido e desfavorável á esposa.
Na leitura que fiz desse livro, porém, cheguei à conclusão oposta: Capitu é de todo inocente e Bentinho um homem mentalmente enfermo.
Assim escrevi o romance "A vingança de Capitu", que Ana Paula Gomes interpretou em áudio, capítulo por capítulo, em sua escrivaninha, onde assina como Professora Ana Paula.
Pedi agora à Ana que fizesse um prefácio para ser incorporado ao texto. Ela o produziu sem demora e agora aqui está.
Para quem se interessar escutar a novela, na vibrante interpretação de Ana Paula, ela foi editada entre 26 de novembro de 2019 e 12 de maio de 2020, e aqui está a introdução:


https://www.recantodasletras.com.br/audios/contos/84982



P R E F Á C I O

A Vingança de Capitu

Em um sábado chuvoso, o amigo carioca Miguel Carqueija me incumbiu de prefaciar a obra A VINGANÇA DE CAPITU. Honrada me sinto. Contudo, preocupada. Não sei se terei palavras adequadas para evidenciar a grandeza da pena de Miguel.
O livro continua Dom Casmurro no modo de refletir capitolino: introdução, dezesseis capítulos e epílogo detalham os sentimentos de Capitu. Nessa versão, ela não morreu antes de Bentinho.
Mediante dedução lógica, refuta-se argumento por argumento no que concerne à suposta traição. A heroína injustiçada contesta os capítulos escritos pela personalidade doentia de Bento. Criativamente, Miguel lapidou nova personagem: Ismaela, judia, alertara Capitu quanto aos perigos do ciúme macambúzio do cônjuge.
No portal Recanto das Letras, em atenção à perspectiva inclusivista, a escrita se encontra no formato de audiolivro. Interpretei a protagonista dessa rica prosa. Nunca fiz curso de dramaturgia. Porém, descobri-me atriz. Vivi suas alegrias e angústias. Foi emocionante. Não furtarei o leitor/ouvinte do prazer de viajar pelos novos horizontes apresentados na história.
Espero que o texto de Miguel seja reconhecido. É de qualidade literária ímpar. Edificante. A meu ver e sentir, desafia projeto cinematográfico. Tenho fé. Aparecerá alguém sensível valorizador da alta cultura. Profetizo.

Ana Paula Gomes
Professora e escritora cearense
@engenhodeletras
engenhodeletras.blogspot.com
Miguel Carqueija e Professora Ana Paula
Enviado por Miguel Carqueija em 18/05/2020
Código do texto: T6951259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.