SENHA DOS SENTIMENTOS

Moacir Araldi retrata, “Prefiro... gente que tenha a senha dos sentimentos tatuada nas suas ações”. Acredito que, quando fazemos algo com sentimento, somos especiais. Podemos influenciar com os sentidos desde que não esqueçamos a senha como caminho independente, para não gerar dúvidas e, sim, usar a autoconfiança no buscar novas formas de viver. Em Pedro Du Bois, “Ordenamos. Classificamos. Tornamos os números a invenção soberana de soberba. Qualificamos as tragédias. Recordamos os fatores ainda não acontecidos. // Aos números, recontamos nossas vidas”.

Com o tempo, a prática e o conhecimento fazem de nós pessoas emocionalmente controladas e fortes, porque aumentamos nosso nível de satisfação pessoal.

Ficamos satisfeitos quando absorvemos a situação e colocamos em pauta o desejo real, para ficarmos concentrados neste mundo de diversidades. Usamos os sentidos para pesar os prós e contras das ações, ao alcançar a condição de pensar com o coração, levando em consideração a intuição. Como diziam os antigos, “na dúvida escute o seu coração”. Nas palavras de Virgínia Woolf, “... sempre na orla do Ser //... Diante da rosa, o ouro, os olhos, uma paisagem / Os meus sentidos registram o ato de desejar, / Desejar ser rosa, ouro, paisagem ou um outro - / reclamando a plenitude no ato de amar”.

A senha dos sentimentos só adquire quem, em inúmeras ações, contribui para se lapidar emocionalmente. A ideia é sentir a reação e os reflexos dos outros em nós; dar atenção ao que nossos sentimentos nos dizem. Muitas vezes, a nossa natureza aponta o caminho da sensibilidade, como sinal para a hora de mudar e tornar o momento essencial. Como Leila Míccolis escreve, “teu exigente sentir / que quanto mais me quer, / me faz ousar descobrir, / criar, moldar, esculpir / mil formas de ser mulher”.

A senha dos sentimentos é como ter em mãos o impacto da vida: saber o que é importante para preservarmos ou descartarmos. Processo minucioso em que desenvolvemos pessoalmente, para que possamos tomar a direção certa na compreensão do que está em jogo nas nossas vidas.