Obra de autores de Gurupi resgata registros históricos da Capital da Amizade

Mesmo vivendo um ano de pandemia neste 2020 que já se finda, registrou-se uma efervescência alvissareira do fazer literário em Gurupi, no Sul do Tocantins, com a publicação de várias obras de autores que residem na cidade.

Registros

Dentre essas obras, a mais recente é ‘Histórias do final do Século XX, Gurupi – Tocantins’ (Life Editora), escrita pelo jornalista Paulo Albuquerque e pelo administrador Ricardo Almeida, registrando alguns dos episódios mais interessantes que aconteceram na cidade na metade da década de 90. Os escritores foram sócios no Jornal Cocktail, e as histórias em destaque foram publicadas no jornal.

“De acordo com Paulo Albuquerque, a ideia central foi trazer esses fatos para dar conhecimento aos que não viveram este período efervescente do município. Já Ricardo Almeida, acrescenta que passados mais de 20 anos dos fatos publicados é interessante observar os rumos que a sociedade tomou depois disso. “No livro, fazemos comentários sobre os episódios; explicando alguns contextos que ambientam a publicação, e opinando sobre algumas consequências que vieram no decorrer dos anos passados”, afirma Almeida.

Episódios marcantes

A obra remete o leitor a viver alguns dos episódios marcantes entre os anos de 1995 a 1997, com destaque para eventos culturais organizados pelo pela equipe do Jornal Cocktail; personalidades políticas e suas projeções futurísticas; conteúdos históricos de um município que completa à época seus 37 anos de emancipação política (1995); e, principalmente as eleições municipais de 1996.

Avivando a memória

“Esta publicação é uma viagem na história (da cidade e do Jornal Cocktail), mas também serve para restaurar, ou avivar a memória do lugar e do povo. É bom lembrar que o Jornal Cocktail impresso foi o jornal mais longevo que tivemos na cidade, e por isso mesmo teve a oportunidade, enquanto vida teve como mídia impressa, de registrar estes momentos importantes para a sociedade local”, acrescentam ou autores.

‘Histórias do final do Século XX, Gurupi – Tocantins’ conta com 207 páginas e está sendo comercializado ao preço de R$ 50,00, via whatsapp (63) 99914-9587.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 11/12/2020
Reeditado em 12/12/2020
Código do texto: T7133313
Classificação de conteúdo: seguro