Revista do curso de Letras da Unirg destaca o universo literário de Zacarias Martins

Por Eliosmar Veloso

A Coordenação do curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG), no Estado de Tocantins, acaba de lançar a oitava edição da revista Ressaca Literária, trazendo vários textos interessantes produzidos pelos acadêmicos e professores do curso.

A revista publica contos, poesias, artigos e ensaios literários, estudos linguísticos e comparados, além de textos sobre artes, cultura, didática de abordagem interdisciplinar com áreas afins.

O trabalho também é desenvolvido em parceria com a Academia Gurupiense de Letras (AGL) para a divulgação das obras e atividades literárias de seus integrantes.

Nesta edição, por exemplo, numa substanciosa entrevista de quatro páginas, as acadêmicas do curso de Letras, Ana Maria Mariano e Louygrime Soares dos Reis, entrevistaram o poeta, cronista, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins, um dos grandes destaques da literatura tocantinense contemporânea e, também, membro fundador da Academia Gurupiense de Letras e da Academia Tocantinense de Letras.

Publicação impressa

Ao falar sobre a sua satisfação em ter sido entrevistado para a essa publicação, Zacarias Martins destaca que as revistas literárias, publicações impressas com tiragens pequenas, como a Ressaca Literária, comprovam, nos últimos meses, a chegada de novos leitores.

“Ainda que não descartem suas edições físicas, elas têm aumentado o enfoque em seu modelo digital, em busca de novos assinantes, e essa é uma tendência que passou a se expandir, em pleno período de pandemia. Mesmo na era da globalização e das novas tecnologias, ainda é expressivo o número de pessoas apreciando publicações impressas, e esse formato da Ressaca Literária é o grande diferencial”, argumenta Martins.