A poesia paraense em destaque numa bela organização de Airton Souza

Numa feliz iniciativa do poeta multifacetado e ativista literário de Marabá (PA) Airton Souza, acaba de ser lançado o VII Anuário da Poesia Paraense, pela Arca Editora, projeto vencedor do Prêmio Eduardo Castro de Literatura Marabaense, por meio da Lei Aldir Blanc.

A obra conta com a participação exclusiva de 105 poetas que residem no Pará ou mesmo que nasceu no Estado e que se encontram radicados em outros unidades da federação, como é o meu caso, em particular. Nasci em Belém do Pará, mas resido em Gurupi, região sul do Estado do Tocantins desde 1983 e me sinto muito honrado em participar dessa importante obra.

Proeza literária

Segundo o organizador, Airton Souza, a iniciativa do Anuário vem se ampliando a cada ano, sendo que a edição deste ano ganha um significado impulso ao conseguir a proeza de trazer, pela primeira vez, as vozes poéticas de um expressivo número de participantes.

Credenciais do organizador

Airton Souza é poeta e professor. Nasceu em Marabá (PA). Já publicou mais de 40 livros e participou de mais de 90 antologias literárias. Venceu diversos prêmios literários, entre eles, o Prêmio Proex de Literatura, Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2013, Prêmio de Literatura da UFES. Só para citar alguns. É Doutorando em Comunicação, Cultura e Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e Mestre em Letras, com ênfase em Estudos Literários, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Possui poemas traduzidos para o Espanhol, Inglês e Alemão.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 01/05/2021
Código do texto: T7245519
Classificação de conteúdo: seguro