O primeiro tijolo da construção do texto

Quem já viu uma obra em construção percebeu que a primeira preocupação do engenheiro é com o alicerce. Depois de tudo pronto vem a hora de se erguer, seja um prédio, uma casa, um muro ou um conjunto habitacional, tudo começa com o primeiro tijolo e com uma parede.

Com certeza a gente não pensa sobre isso quando a construção está em andamento. Só observamos os andares subindo, um após o outro.

Aquele que escreve precisa ter um alicerce e tenha em mente que desta base depende todo o processo. E do que é que eu estou falando? de todo conhecimento e prática que você vem adquirindo no decorrer da vida.

Os tijolos são as ideias que você precisa organizar, uma por uma e o cimento é a fórmula com que cada ideia se alinha ao tema do texto. Colocar o primeiro tijolo de uma construção parece fácil, mas ele tem que servir de medida para os demais. Às vezes, o construtor intercala com tijolos menores para dar consistência à parede que está sendo erguida.

Escrever requer essa capacidade de adaptar um tópico no corpo do texto, sem fugir do tema principal. E não é qualquer ideia que pode ser usada, é preciso escolher as melhores, aquelas que complementam o assunto, definem atitudes ou possibilitem assimilação.

Texto extraído do site Point do Escritor https://www.pointdoescritor.com/

Marion Vaz
Enviado por Marion Vaz em 27/11/2021
Reeditado em 13/12/2021
Código do texto: T7395091
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.