RINGO STARR E VATICANO - PERDÃO SEM EFEITO

Ex-baterista dos Beatles rechaça artigo publicado pelo Vaticano, que diz perdoar os Beatles por declarações polêmicas há mais de quarenta anos

Em 1966, John Lennon surpreendeu o mundo cristão ao declarar, em entrevista à imprensa britânica, que os Beatles eram mais populares do que Jesus Cristo. “Eu não sei o que vai acabar primeiro, se o rock n´roll ou o cristianismo”, afirmou, no auge da fama. Se vivesse nos tempos do Santo Ofício, certamente ele teria sido queimado vivo; em vez disso, há cerca de dois anos a Igreja Católica veio a público para dizer que perdoa o cantor – assassinado por um fã em dezembro de 1980 – pela “blasfêmia”. “Depois de todos esses anos a declaração de John Lennon soa como uma bravata de um jovem proletário inglês às voltas com um sucesso inesperado” diz um artigo publicado, na época, pelo jornal L'Osservatore Romano, editado no Vaticano. Agora, quatro décadas depois do fim da mais famosa banda de todos os tempos, o mesmo periódico voltou a publicar um novo artigo sobre os rapazes de Liverpool; comparando a banda como uma “joia preciosa”. “É verdade que eles tomaram drogas, viveram uma vida de excessos por causa do sucesso e até disseram que eram mais famosos do que Jesus. No entanto, ao ouvir suas canções, tudo isso parece distante e insignificante. Eles podem não ser o melhor exemplo da juventude da época, mas não eram, de maneira nenhuma, o pior. Suas belas melodias mudaram a música e continuam a dar prazer”, diz o texto intitulado Sete Anos que Abalaram a Música, relembrando ainda que, segundo alguns comentaristas, os Beatles divulgavam mensagens misteriosas, ou até satânicas, por meio de suas composições. Talvez, o que o Vaticano não previsse é o descaso com que Ringo Starr recebeu a notícia. Em entrevista à rede CNN por ocasião da divulgação de seu novo disco, o ex-baterista disse que rejeita o perdão e, para apimentar ainda mais a discussão, disparou: “Eu acho que o Vaticano tem mais o que fazer do que ficar falando dos Beatles”. Pelo jeito, a polêmica deve durar mais algumas longas décadas.

Fonte: Revista Eclésia - Edição 142

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

twitter.com/jdmorbidelli

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 14/05/2010
Reeditado em 12/03/2012
Código do texto: T2256886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.