Instrumental,Coisa & Tal

(Aécio Flávio)

Sabemos que o grande diferencial da Música Instrumental é que, pelo fato de não ter um texto cantado sobre a música, o que nos daria uma idéia pré concebida da estória que o autor, ou autores quizeram contar, exatamente por isto, a música Instrumental dá a cada ouvinte, liberdade para várias interpretações do que aquela música sugere.

Enquanto uma música em solo de piano, por exemplo, me reporta a um momento romântico, muito prazeiroso, a outra pessoa pode levar a um momento triste, de saudade e até causar um certo desconforto..

Um outro aspecto que diz respeito á música instrumental, é que a cada audição da mesma música, descobrimos novos detalhes que não havíamos percebido na audição anterior, como um acorde intrigante, ou um contraponto(outra melodia) desenhado por um instrumento secundário,que não o solista.

Estes fatos abrem um leque de possibilidades para cada ouvinte desenhar virtualmente uma “pintura” ou estória que aquela música lhe inspira, longe da estória pre determinada que uma letra contaria,ou melhor, cantaria.

A boa música instrumental não necessita de palavras para descreve-la, pelo contrário, nos dá uma liberdade inigualável dedeixar a mente viajar pelos caminhos que a melodia nos sugere.

E assim, a cada audição da mesma parece que ficamos mais perto da mensagem que o compositor quis passar, com a liberdade de darmos a ela, a cor e o desenho que preferirmos.

Para uma proveitosa audição de música instrumental devemos observar alguns elementos comuns a este gênero,como por exemplo:

O princpal elemento nesse caso é a linha melódica, executada por um instrumento solista, que pode ser de sopro, de cordas ou um piano ou similares.

Outo elemento de igual importância é a harmonia,, que “veste” a melodia enriquecendo toda a performance. . Geralmente a harmonia, ou popularmente, o acompanhamento é feito por qualquer instrumento de harmonia,, capaz de tocar acordes, ou seja, emitir várias notas simultaneamente, formando acordes que dão o clima necessário para que a música se torne, emocionante e com vários “climas” durante sua execução.

Por último vem a seção rítmica que somando-se com os elementos anteriores, nos dá a idéia total da música concebida pelo compositor. Entreos instrumentos da harmonia, ou acaompanhamento, podemoscitar:Piano, Violão, Guitarra, Órgão e outros mais..

Outra forma mais sofisticada de se fazer a harmonia para a melodia é a encontrada geralmente em grandes Orquestras, quando o Msaestro Arranjador distribui as notas dos acordes para vários instrumentos da mesma natureza, como os Violinos(cordas), os Saxofones(palhetas)ou o naipe de Metais,(Trombones.trompas e Trumpetes) Dependendo da musicalidade ecompetência do Arranjador, ás vezes os desenhos criados com estes instrumentos ficam tão bons, que chegam a “roubar a cena” da própria melodia, executada pelo instrumento solista.

A intenção do Programa radiofônico “Instrumental, coisa & tal” , é praticar em parceria com o ouvinte a audição de Música Instrumental,chamando a atenção para estes importantes detalhes.

Aécio Flávio

Aecio Flávio
Enviado por Aecio Flávio em 14/07/2010
Reeditado em 14/07/2010
Código do texto: T2376939